A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS), marcou presença em um seminário estadual realizado nessa quarta-feira (14) para debater a elaboração do novo Plano Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador em Pernambuco. A pasta foi representada pelo secretário executivo de Assistência Social, Carlos Braga, e por integrantes da equipe técnica da SEASS.
O seminário contou com a presença de gestores e profissionais que atuam na Rede Socioassistencial dos municípios e no Sistema de Garantia de Direitos, a exemplo do Ministério Público do Trabalho (MPT), Inspeção do Trabalho, Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), instituições formadoras da aprendizagem profissional, GECRIA/UFPE, entre outras entidades.
Este ano, o mote da campanha do Governo de Pernambuco para marcar o enfrentamento contra o trabalho infantil é “Brincar, estudar e ser protegido, SIM. Trabalho infantil, NÃO!”. A gestão estadual do PETI está no topo do ranking do Sistema de Monitoramento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (SIMPETI). O Estado também é destaque em nível municipal, conquistando o segundo lugar nacional nesse mesmo ranking.
O evento é promovido pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (FEPETIPE) em parceria com seus integrantes, entre eles o Governo de Pernambuco.