A presidente da Funase, Raissa Braga, participou, nesta semana, da II Reunião Técnica do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras de Políticas de Promoção e Defesa da Criança e do Adolescente (Fonacriad), em Aracaju, capital de Sergipe.
Na ocasião, Raissa apontou experiências exitosas realizadas na Funase como as atividades da Justiça Restaurativa, parcerias com órgãos de profissionalização e aulas voltadas para expressão artística. Também foram levantados os desafios para a socioeducação no Estado e as soluções elaboradas com o apoio da Secretaria Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco (SDSCJPVD).
Ainda no evento, a presidente da Funase reiterou o mote da sua gestão. “Nosso propósito é efetivar a humanização e garantir uma vivência digna para socioeducandos e equipes da Funase”, disse.
Durante o encontro do Fórum, dirigentes nacionais do sistema socioeducativo de privação e restrição de liberdade de 25 estados brasileiros e representantes do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Coordenação Geral de Políticas Públicas Socioeducativa discutiram as diretrizes operacionais e administrativas das medidas socioeducativas no país.
O Fonacriad é composto pelos gestores estaduais do atendimento socioeducativo das Unidades Federativas. Criado em 1987, o Fonacriad tem como missão promover a articulação dos dirigentes governamentais, visando a interlocução entre seus participantes, estimulando a reflexão sobre a intervenção institucional, buscando o estabelecimento de estratégias de ação que venham a contribuir com a efetiva promoção e defesa dos direitos do segmento juvenil, e priorizando as ações voltadas para os adolescentes em conflito com a lei.
Foto: Divulgação