
Uma parceria entre o Governo de Pernambuco e o UNICEF garantirá a implementação da Busca Ativa Escolar. A assinatura do acordo para a execução da ação foi assinada nesta quarta (30) em uma cerimônia com a presença da governadora Raquel Lyra, da vice-governadora Priscila Krause, da secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à7 Violência e às Drogas, Carolina Cabral, e do representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil.
“Firmamos uma sólida parceria com o UNICEF para garantir que nenhuma criança ficará fora da escola. Esse acordo é inédito em Pernambuco e envolve 164 municípios para trabalhar a Busca Ativa Escolar, visto que nos últimos anos. Já começamos a fazer um diagnóstico profundo, buscando cada família, principalmente aquelas vulnerabilizadas, que tenham crianças fora da escola. Estamos construindo uma aliança para permitir o resgate de cada criança, garantindo o direito de sonhar e o direito fundamental ao ensino de qualidade”, afirmou Raquel Lyra.
Serão realizados a identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de evasão. O processo será acompanhado através de um banco de dados que armazenará as informações, ficando disponível apenas para o comitê de profissionais envolvidos. A partir do levantamento será possível planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia do direito à educação.
O Governo de Pernambuco irá criar um comitê gestor da Busca Ativa Escolar e um comitê intersetorial com a participação de diversos órgãos e da sociedade civil para elaborar o plano de ação. As equipes de diferentes setores públicos, como educação, saúde, mulher, assistência social e meio ambiente irão analisar as causas da exclusão e encontrar soluções.
???? Marlon Diego/SDSCJPVD