
Seis jovens socioeducandos da Funase participaram da 12ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de Pernambuco. No evento, organizado pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA/PE), os jovens representaram os interesses das crianças e adolescentes da Funase.
A conferência é dividida em eixos temáticos. Dois adolescentes da Casa de Semiliberdade (Casem) Iputinga optraram por integrar o eixo “Promoção e garantia dos direiros humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia” e dois jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santa Luzia junto de dois adolescentes do Casem Harmonia escolheram participar do eixo “Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia”.
Para o assessor técnico da Política de Atendimento da Funase e conselheiro governamental do CEDCA/PE, Sthenio Magalhães, eventos como esse são importantes “para que o jovem possa se perceber como protagonista na construção das políticas públicas, porque isso é parte do que a socioeducação se propõe a desenvolver”.
A conferência, realizada entre os dias 30 e 31 de agosto, tem por objetivo formular e votar as propostas sobre os direitos das crianças e adolescentes para dicionar as políticas públicas de Pernambuco na área, contribuindo tambem na construção da política nacional.
Foto: Marcelo Dettogni/Funase