
Teve início, no Recife, a formação da 6ª edição do Programa Embaixadores da Juventude, iniciativa resultante de parceria entre o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). Durante quatro dias, 25 jovens pernambucanos selecionados via edital passarão por dinâmicas imersivas para estímulo ao protagonismo e à liderança da juventude no Estado, voltadas à Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
Participaram da abertura do curso a secretária executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência (SEAPREV), Mariana Rodrigues; Rebeca Benevides, gerente geral de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência; membros da equipe que ministrará as aulas, representantes da UNODC e participantes de edições anteriores do Programa.
A formação será ministrada em cinco módulos ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Direitos humanos, erradicação da pobreza, sustentabilidade e promoção de sociedades justas e pacíficas estão entre os temas a serem abordados, em grade curricular que prevê atividades de capacitação, exercícios de liderança, desenvolvimento de habilidades pessoais e interpessoais e estímulo ao debate inclusivo e produtivo.
Um dos jovens embaixadores é Renan Victor de Souza Andrade, 20 anos, estudante universitário e engajado em movimentos de luta por equidade social. “Venho desse espaço de engajamento. Espero, além de aprender bastante, poder disseminar conhecimento. Somos todos potencializadores de territórios, com capacidade de gerar transformação para a população jovem pernambucana”, diz ele.

“Esses jovens terão contato direto com gestores governamentais, responsáveis e lideranças da sociedade civil e atores da UNODC. Esse processo tem o objetivo de formar uma rede de liderança que poderá atuar ativamente como interlocutora nas políticas de desenvolvimento social e prevenção à violência”, observa a secretária da SEAPREV, Mariana Rodrigues.
“A parceria entre a SDSCJPVD e o UNODC, por meio do Embaixadores da Juventude, se propõe a trabalhar o potencial desse grupo, valorizando a liderança que eles já exercem e interligando tudo isso à Agenda 2030 das Nações Unidas”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, Carolina Cabral. A formação segue até o domingo (17/09), com a apresentação final dos grupos de trabalho e a entrega dos certificados aos novos embaixadores.
???? Raíssa Maria/SDSCJPVD