
Belo Jardim, cidade do Agreste pernambucano, sediou, nesta sexta-feira (27), o IV Encontro Estadual Intersetorial do Cadastro Único e Programa Bolsa Família (PBF), sob realização da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas, por meio de sua Secretaria Executiva de Assistência Social. O evento avaliou e discutiu a importância de ações desenvolvidas em conjunto com as políticas de saúde e educação para o fortalecimento das intervenções de assistência social nos municípios.
A programação foi aberta com mesa composta por Carlos Braga, secretário executivo de Assistência Social; Márcia Gonçalves, coordenadora estadual do Cadastro Único e PBF; Vilma Ramos, analista em saúde da Secretaria Estadual de Saúde; Janaínna Leatítia Sousa, representante da Secretaria Estadual de Educação e Esportes; Laís Rezende, coordenadora de Acompanhamento das Condicionalidades do PBF do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Hildo Macêdo, secretário de Assistência Social de Belo Jardim; e Gilvandro Estrela, prefeito do município. O momento foi coroado por uma apresentação cultural do grupo infantil de maculelê do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Belo Jardim.

A agenda da manhã seguiu com painel de exposição conduzido por Laís Rezende, que levou aos mais de 500 participantes detalhamentos sobre o papel da intersetorialidade na execução de políticas públicas. À tarde, Janaínna Leatítia Sousa, Vilma Ramos e Márcia Gonçalves coordenaram o segundo painel, com abordagens a respeito da gestão de acompanhamento das condicionalidades da educação do Programa Bolsa Família; o papel das coordenações municipais do CadÚnico e PBF na gestão das condicionalidades e o fluxo de registros das famílias beneficiárias. Em cada uma das palestras, o microfone foi aberto para o esclarecimento de dúvidas da plateia.
“Nosso encontro aconteceu sob a perspectiva dos trabalhos realizados pela assistência social, a saúde e a educação, políticas complementares na garantia de direitos e que, quando integradas contribuem para a efetividade do Programa Bolsa Família. Trocamos ricas orientações e experiências com mais de 150 municípios e com o Governo Federal”, ressaltou o secretário Carlos Braga.

Psicóloga e técnica no atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Jupi, Elizandra Cordeiro contou que o encontro proporcionou novas perspectivas para o momento de retomada e fortalecimento pelo qual passam os programas de assistência básica nacional. “Estamos nos readaptando ao trabalho com os programas, então viemos com muita vontade de tirar dúvidas e afinar nosso repertório. Tenho certeza que o resultado vai nos auxiliar a atender a alta demanda que temos recebido”, detalhou.
???? Felipe Medeiros/SEASS
???? Nathália Pereira/SDSCJPVD