Loading...
    >
  • Encontro estadual debate panorama do sistema socioeducativo

Sem categoria

Encontro estadual debate panorama do sistema socioeducativo

3 min. de leitura

Mais de 200 profissionais, entre secretários municipais de Assistência Social, gestores, coordenadores e técnicos das entidades executoras das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto de 55 cidades pernambucanas participaram do Encontro Estadual do Sistema Socioeducativo. Realizado ontem, no Recife, o evento teve como tema “A Escolarização na Execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto”, com o objetivo de dar visibilidade à realidade que envolve esse público, sob a perspectiva de garantir as condições básicas para a dignidade humana, induzindo a transformação e a justiça social.

A realização foi da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), através de sua Secretaria Executiva de Criança e Juventude (SECJ) e da Gerência de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. A mesa de abertura contou com a presença do titular da SDSCJPVD, Carlos Braga, que ressaltou a importância do assunto em pauta. “Nossa missão é continuar trabalhando para que os socioeducandos tenham uma trajetória de progresso. A educação muda o mundo, a prevenção de todos os nossos grandes problemas passa pela necessidade da oferta de educação de qualidade a todos”, reforçou o secretário.

Participaram dos debates Suelly Cysneiros, gerente de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto da SECJ; Cledson Lima, gerente de Políticas Educacionais de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria Estadual de Educação e Esportes; Carolinne Fernández, superintendente da Política de Atendimento da Funase; Christiana Caribé, juíza da Vara da Infância e Juventude de Jaboatão dos Guararapes; Aline Arroxelas, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude do Ministério Público de Pernambuco; e um jovem de 19 anos que cumpre medida socioeducativa em meio aberto.

“Como estratégia de interlocução interinstitucional, é fundamental que sejam estabelecidos fluxos e protocolos entre os órgãos gestores das políticas públicas, envolvendo o sistema de Justiça”, pontuou Suelly Cysneiros.

Pedagoga Renata Reis acredita que informações trocadas no Encontro
vão enriquecer prática profissional

A programação seguiu com depoimentos de socioeducandos e de equipes estaduais a respeito do processo de reinserção dos adolescentes ao convívio social por meio da educação. Um dos jovens destacou que o acesso à educação profissionalizante expandiu suas possibilidades de melhorar as condições materiais e permanece contribuindo para a construção de sua autoestima. “Recebi uma ligação na hora em que chegava para o evento contando que vou ser efetivado como profissional na empresa em que estava como aprendiz. Estou muito feliz, quero continuar fazendo a coisa certa”, disse.

Pedagoga do Centro de Referência de Assistência Social de Olinda, Renata Reis considerou a experiência enriquecedora para o trabalho cotidiano. “É fundamental termos a oportunidade de trocar conhecimentos com colegas de outras regiões. O encontro também faz com que possamos perceber a importância do nosso trabalho e como ele pode mudar vidas”, contou.

???? Vinícius Lins/SDSCJPVD


MAIS NOTÍCIAS

Foto: Lívia Katriny | Prefeitura Municipal de Iati
Combate à Fome

Governo de Pernambuco inaugura Cozinha Comunitária Luzinete Feitosa da Costa em Iati

Estado já conta com 213 unidades em funcionamento, sendo 158 entregues pela atual gestão, que já distribuiu mais de 16,1 milhões de refeições...

3 min. de leitura
Sem categoria

Governo de Pernambuco leva capacitação para conselheiros tutelares da Mata Sul

Objetivo foi orientar sobre a importância do uso do Sipia-CT, sistema nacional que registra dados de violações contra crianças e...

2 min. de leitura
Foto: Raissa Maria | SAS
Combate à Fome

Riacho das Almas inaugura nova Cozinha Comunitária para fortalecer a segurança alimentar

Cozinha Maria Cursino da Silva amplia acesso à alimentação com almoço e jantar, marcando um avanço no combate à fome no município Riacho...

2 min. de leitura
Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas Avenida Cruz Cabugá, 665 - Santo Amaro, Recife-PE - CEP: 50040-000 PABX: (81) 3183-3000
DESENVOLVIDO POR:
logo secretaria_administracao logo secretaria_assistencia
logo agencia_estadual