Estreitando a proximidade entre Governo do Estado e municípios, a Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD) da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) realizou, nesta sexta-feira (22/03), em articulação com a Prefeitura de Olinda, uma formação técnica sobre princípios, diretrizes e práticas nos eixos de prevenção, cuidado, atenção e encaminhamentos da rede relacionados à Política sobre Drogas a nível municipal, estadual e federal.
“A Política sobre Drogas é complexa, marcada pela intersetorialidade, e lida com uma população com diversos perfis e demandas. Alinhar visões, na perspectiva das gestões, e alinhar a gestão com a execução, na ponta, é essencial para tentar compreender as realidades dos territórios e das pessoas que fazem uso abusivo de drogas. Essas formações são um exercício provocativo, facilitador de diálogos, pois não são baseadas em conhecimentos estáticos. Nosso intuito é fazer com que as pessoas entendam a complexidade do trabalho que estão fazendo, do público que estão atendendo”, contextualiza Clarissa Cabral, superintendente de Políticas sobre Drogas da #SASGOVPE.
A formação se voltou especialmente para as intervenções possíveis junto à população que faz uso de drogas e seus familiares, no sentido de atender suas necessidades, e também para a importância da articulação e do fortalecimento da rede de serviços disponíveis no município.
“Trabalhamos em redes, e não em ilhas. O Estado tem um trabalho de excelência e muito reconhecido, que é o Programa ATITUDE, então fizemos essa parceria para que as equipes conversassem, entendessem o que é essa experiência, tanto a do Atitude como das outras políticas em desenvolvimento. A partir dessa formação, poderemos aprimorar a equipe da ponta, que vai saber acolher melhor essa população, melhorando também o vínculo, a escuta e os encaminhamentos feitos pelos serviços municipais”, avalia Rosely Chaves, secretária executiva de Políticas sobre Drogas de Olinda.