
Ação realizada pela Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Combate à Fome reuniu 192 pessoas durante os eventos
Um dia inteiro de formação e suporte técnico voltado para os profissionais da Assistência Social de Pernambuco é o que define a Caravana SUAS, organizada pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS). Esta semana, o evento, que tem percorrido diversos municípios do estado nos últimos meses, realizou mais duas paradas. Ao todo, foram 24 municípios, com 192 participantes, na terça-feira (23) em Custódia e na quinta-feira (25) em São José do Egito.
“Essa iniciativa é fundamental para fortalecer os laços colaborativos entre o governo estadual e os municípios, promovendo uma cooperação efetiva na implementação de políticas sociais. Além disso, reforça o compromisso da Assistência Social em proporcionar momentos de formação de qualidade, capacitando os profissionais para enfrentar os desafios e atender melhor às necessidades da população”, destacou o secretário da SAS, Carlos Braga.

A programação realizada incluiu oficinas temáticas intersetoriais sobre a atuação da Assistência Social e temas relevantes para a área, balcões de atendimento para esclarecimento de dúvidas e uma reunião entre secretários e gestores presentes para discutir estratégias.
Em Custódia, na terça-feira (23), estiveram reunidos os municípios de Arcoverde, Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari e Sertânia, além do município anfitrião do Sertão do Moxotó. Já na quinta-feira (25), os municípios de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama se reuniram em São José do Egito, polo sede para os municípios do Sertão do Pajeú.

“As oficinas foram muito produtivas e construtivas. Como técnica do CREAS a gente percebe que essas formações que o estado traz, principalmente no Sertão, nos fortalece como profissional e nos mostra o que podemos melhorar para que o profissional esteja sempre capacitado para os atendimentos”, comentou a participante Isis Kelly, técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de São José e psicóloga.
A próxima parada da Caravana será na terça-feira (30), em Buíque, reunindo 26 municípios do Agreste Meridional. Em seguida, na quinta-feira (01), Cupira receberá o evento, contando com a participação de 27 municípios.
Texto: Mariane Monteiro/SAS
Fotos: Vinícius Lins/SAS