
Abordagem teve como foco os marcos regulatórios e legislações ligados ao assunto. Aulas seguem até novembro
Dando prosseguimento à agenda da formação continuada voltada para suas equipes, a Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS) da SAS concluiu, na manhã de ontem (28), mais uma etapa. O encontro foi realizado no auditório do CICA – Centro Integrado da Criança e do Adolescente, na área central do Recife.
O foco, agora, esteve sob as medidas protetivas para crianças e adolescentes, com ênfase no acolhimento institucional, com aula ministrada por Patrícia Brainer, supervisora técnica da Gerência de Proteção Social Especial de Alta Complexidade (GEPAC) da SAS.

“O conteúdo teve como público-alvo profissionais atuantes na base dos serviços de acolhimento, a exemplo dos educadores, equipe técnica, de apoio e coordenações. A abordagem jogou luz, principalmente, nos marcos regulatórios e legislações ligados ao assunto”, reforçou Patrícia.
“É necessário enfatizarmos a importância de nosso trabalho para a reintegração social dessas meninas e meninos que chegam até nós”, complementou Deise Mattos, supervisora técnica da GEPAC.
Para Simone Oliveira, assistente social na Casa de Acolhimento Madalena, no Recife, encontros assim são também oportunidades de alinhamento entre os servidores. “Chamou minha atenção o detalhamento sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, ponto que priorizamos no dia a dia e que está relacionado ao trabalho de reintegração familiar, feito junto à rede socioassistencial dos municípios”, destacou.

PROGRAMAÇÃO – O ciclo de formação da SEASS tem ocorrido desde o início de agosto e seguirá até novembro. O intuito é aprimorar os conhecimentos e práticas na área da assistência social, abordando temas relevantes para a secretaria e fortalecendo competências e repertório dos profissionais envolvidos.
Texto: Nathalia Pereira
Fotos: Vinícius Lins