
Na última terça-feira (16), foi realizada a oficina “Proteção Social e Política sobre Drogas: Intersetorialidade e Cuidado Integral”, uma ação de capacitação promovida pelo I Ciclo de Formação Continuada da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS). O evento teve como objetivo aprofundar a compreensão e o debate sobre as políticas de cuidado integral no âmbito da proteção social, com foco na integração entre diferentes áreas da assistência social e demais políticas públicas com foco no cuidado para as pessoas que fazem uso de drogas e que estejam em vulnerabilidade.
A oficina reuniu profissionais e técnicos da SAS, além de representantes de outros setores estratégicos, com a proposta de fortalecer a intersetorialidade e as práticas de cuidado integral no atendimento a usuários. Com base em uma abordagem multidisciplinar, os participantes discutiram formas de integrar ações, promover o acesso aos serviços e garantir uma rede de apoio mais eficaz para as pessoas em situação de vulnerabilidade social e que fazem uso de drogas.

“O trabalho intersetorial é essencial para garantir que os usuários dos serviços socioassistenciais recebam o cuidado necessário de maneira integral, conectando diferentes serviços e profissionais. A oficina de ontem trouxe à tona a importância da colaboração entre as políticas públicas de assistência social, saúde e política sobre drogas, para que possamos oferecer uma rede de apoio sólida e eficaz”, destacou Thays Pedrosa, gerente geral da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD).
AGENDA – O I Ciclo de Formação Continuada seguirá até novembro, trazendo novas temáticas para aprimorar ainda mais os serviços da SAS. Entre os temas já abordados estão “Segurança Alimentar no SUAS e a Interface com as Proteções Sociais”; “Direitos, Deveres e Participação dos Usuários dos Serviços Públicos” e “Assistência Social e nos desdobramentos da atuação da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS).
Texto: Mariane Monteiro
Fotos: Vinicius Lins