
O I Ciclo de Formação Continuada da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) trouxe, esta semana, uma atividade em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para os seus profissionais. Nos dias 21 e 22 de outubro, a coordenadora da relação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o Sistema de Justiça e Garantia de Direitos do MDS, Márcia Viana, abordou temas essenciais para a assistência social em Pernambuco.
Na segunda-feira (21), os profissionais participaram da palestra “A relação do SUAS com o Sistema de Justiça” e da roda de diálogo “Atendimento ao agressor no âmbito do CREAS”, ambas conduzidas por Márcia Viana. Já na terça-feira (22), a pauta se voltou para a Lei 13.431/2017, que normatiza e organiza o sistema de garantia de direitos das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Márcia Viana finalizou a abordagem do tema, trazendo experiências que enriqueceram ainda mais o aprendizado.

“O Ministério trouxe um apoio técnico à equipe estadual pernambucana de assistência social, com foco na discussão sobre a relação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com o Sistema de Justiça em diferentes interfaces, abordando desafios e possibilidades de construção”, pontuou a palestrante.
A gerente de Proteção Social de Média Complexidade da SAS, Camila Borba, também participou da formação e ressaltou a importância do evento: “Um momento riquíssimo para que a gente se empodere e se qualifique, revertendo isso em conhecimento especializado para as equipes municipais.”

“Para nós, trabalhadores do SUAS, essa capacitação está sendo extremamente importante. A presença de um representante do Ministério, compartilhando sua experiência, nos ajuda a aprimorar a atuação da assistência social nos municípios,” reforçou Gabriela Moreira Monteiro, da Gerência Estadual de Proteção Social Básica.

AGENDA – A formação especial com o MDS continuará em novembro, abordando temas como o atendimento à População em Situação de Rua, Serviço de Abordagem Social e Centro Dia. O I Ciclo de Formação Continuada busca trazer novas temáticas para aprimorar ainda mais os serviços da SAS. Entre os temas já abordados estão “Segurança Alimentar no SUAS e a Interface com as Proteções Sociais”; “Direitos, Deveres e Participação dos Usuários dos Serviços Públicos” e “Assistência Social e nos desdobramentos da atuação da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS).
Texto: Mariane Monteiro
Fotos: Vinicius Lins