
A Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) participou, nesta segunda-feira (11), da reunião da Câmara Temática da Assistência Social do Consórcio Nordeste. Realizado até amanhã (12), em Maceió (AL), o evento reúne secretários de Estado e equipes técnicas estaduais da Assistência Social, além de representantes da equipe técnica do Consórcio Nordeste.
Em pauta estão temas como a realidade regional em 2024 e as perspectivas para a atuação da Câmara em 2025; o Programa de Alimentos Saudáveis no Nordeste e a reconstrução e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Pernambuco trouxe uma representação muito boa, com equipes da Segurança Alimentar e da Gerência de Vigilância Socioassistencial, do Cadastro Único, da Educação Permanente e de sua Gerência Geral”, observou Breno Castro, gerente de Vigilância Socioassistencial e Gestão da Informação da SAS.

“O Nordeste é uma região que historicamente concentra as maiores vulnerabilidades, quadro que temos trabalhado, ao longo dos anos, para reverter”, destacou o secretário executivo de Combate à Fome, Felipe Medeiros, que integrou a mesa “Diálogos SUAS/SISAN”.
“Para isso, é super importante que nos articulemos e construamos respostas efetivas e conjuntas, sobretudo mostrando a potência que o Nordeste tem para enfrentar essa realidade. Não nos tornamos a região mais pobre do Brasil porque o destino quis assim. Isso faz parte de um projeto político que os nove estados e quase 800 municípios vêm se esforçando para combater, levando qualidade de vida para nossa população”, acrescentou o secretário.

CONSÓRCIO NORDESTE – O Consórcio Nordeste é instrumento jurídico, político e econômico de integração dos estados da região. Sua Câmara Temática da Assistência Social trabalha junto aos municípios para garantir que pessoas em extrema pobreza estejam corretamente incluídas nos devidos programas sociais aos quais têm direito.
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Thais Estevam