
Nesta quinta-feira (11), cerca de 30 pessoas iniciaram o curso de qualificação profissional promovido em parceria pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), e a Solar Coca-Cola. Desta vez, o município de Vicência, na Mata Norte, recebeu a formação, que visa capacitar beneficiários das cozinhas comunitárias para o mercado de trabalho e tem como foco desenvolver habilidades técnicas para doces e salgados, além de conhecimentos sobre gestão de negócios.
O conteúdo programático do curso, que é ministrado pela Associação Karis, aborda aulas sobre Cidadania e Empreendedorismo, boas práticas na manipulação de alimentos, mídias sociais e marketing digital, segurança alimentar e nutricional, além de doces e salgados. Ao todo, os cinco módulos somam 26 horas de carga horária.

“Está sendo ótimo, a gente vai aprender mais sobre culinária e vai ser uma fonte de renda muito boa não só para mim, mas para todos que estão tendo essa oportunidade. Estamos ajudando um ao outro para continuar e concluir o curso”, detalhou Jamile Silva, beneficiária do projeto.
Antes de chegar em Vicência, a formação já passou pelos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Palmares e Bezerros. O foco do projeto, além de proporcionar habilidades técnicas, também visa fortalecer a autoestima dos participantes, incentivando a criação de uma rede de empreendedores locais.
Depois de Vicência, a qualificação profissional seguirá para o último município do curso, em Belo Jardim, no dia 25/11. Ao todo, a iniciativa irá beneficiar cerca de 150 pessoas dos cinco municípios participantes. O projeto tem perspectiva de expansão para 2025, impactando ainda mais pessoas e, principalmente, fortalecendo a atuação do Governo de Pernambuco no combate à fome e na garantia de oportunidades para os mais vulneráveis.
Texto: Mariane Monteiro
Fotos: Thais Estevam