Dando continuidade às atividades de suporte aos municípios pernambucanos, a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) realizou, nos dias 26 e 27 de novembro, a segunda etapa do Apoio Técnico aos Municípios.
O encontro, promovido pela Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS), em Salgueiro, para representantes de cidades dos sertões de Pernambuco, passou pela capital pernambucana nos últimos dias 18 e 19, para os secretários de Fazenda, gestores, contadores e equipes dos fundos municipais de assistência social da assistência social das cidades da Região Metropolitana, da Zona da Mata e do Agreste.
A agenda foi dividida entre os dois dias, com programação idêntica, objetivando esclarecer conceitos e tirar dúvidas sobre a prestação de contas anual do cofinanciamento 2024, com destaque para o Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), de maneira próxima, atenta e interativa.
Pela manhã, a gerente do FEAS na SAS, Cátia Silene, ministrou a palestra “A Evolução do Cofinanciamento da Assistência Social em Pernambuco”. “Apresentamos a evolução dos cofinanciamentos no Estado, em uma retrospectiva do que a assistência social representou desde sua implantação até a atualidade. Pontuando, principalmente, os avanços relacionados a cofinanciamentos de metas e valores repassados”, destacou.

Em seguida, o gestor do FEAS, Cezar Vasconcelos, conduziu uma apresentação sobre a prestação de contas, abordando a geração de valor público, o impacto social, as obrigações dos gestores e os direitos da população.
Já a tarde foi dedicada para oficinas práticas sobre os mesmos temas tratados durante a manhã. “O Apoio Técnico aos Municípios e o cofinanciamento da Política de Assistência Social são os pontos fortes da SEASS. Em Salgueiro nós concluímos mais uma etapa desta missão”, enfatizou a secretária executiva de Assistência Social da SAS, Andreza Pacheco.

“Abordamos a temática da prestação de contas anual do cofinanciamento de 2024, atingindo, ao todo, 173 municípios e 356 profissionais, da capital ao Sertão. Isso reforça que o Governo de Pernambuco segue fortalecendo a assistência social para o bem-estar de nossa população”, concluiu a secretária.
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Vinicius Lins