Município de Quixaba servirá, diariamente, 200 almoços à população em vulnerabilidade alimentar e nutricional
O Programa Bom Prato, da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), celebrou, na última quarta-feira (22), a primeira inauguração de 2025.
Foi entregue à população de Quixaba, no Sertão do Pajeú, a Cozinha Comunitária Ismaelita Alves dos Santos Andrade, primeira unidade instalada no município. Agora, o Governo de Pernambuco conta com 181 cozinhas em pleno funcionamento, das quais 126 foram abertas desde o início da gestão da governadora Raquel Lyra.
O espaço servirá, diariamente, 200 almoços, preparados com suporte de uma equipe formada por uma cozinheira, dois ajudantes de cozinha e um auxiliar de limpeza. As pessoas atendidas estão em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, tendo sido encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) locais.

Fotografia: Pedro Felipe / Prefeitura de Quixaba
“A chegada da cozinha em Quixaba marca um momento de reconhecimento do trabalho que vem sendo feito pelo enfrentamento à fome em todo o Pernambuco. Isso não apenas através do Programa Bom Prato, mas de outras iniciativas, como o Programa Mães de Pernambuco”, destacou Maríllia Torres, superintendente de Combate à Fome da SAS.
“Temos grandes expectativas para este ano, no qual pretendemos atingir o número de 250 cozinhas implementadas, levando comida à mesa de quem mais precisa”, acrescentou a gestora.
COFINANCIMENTO – Para abertura e manutenção, as cozinhas contam com cofinanciamento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), que disponibiliza também o apoio técnico das equipes de sua Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF). A administração fica a cargo das prefeituras. Através dos equipamentos, mais de dez milhões de refeições já foram fornecidas.