
Pactuações serão referendadas pelo Conselho Estadual de Assistência Social
A 231ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PE) foi realizada nesta quinta-feira (13), no Recife. Com participação da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) à mesa, o evento discute e pactua, a cada mês, ações para as políticas da Assistência Social em Pernambuco, estas posteriormente referendadas pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/PE).
Pactuações para a implantação de novas unidades de cozinhas comunitárias do Programa Bom Prato estiveram em destaque. Petrolina, no Sertão do São Francisco, teve pactuada a sua adesão ao programa. Já para os municípios de Panelas, Triunfo, Iati, Ouricuri, Cabrobó, Tupanatinga, Brejão, Itacuruba, Machados, Verdejante, Taquaritinga do Norte, Ferreiros, Orocó, Itambé e Venturosa foi pactuada a ampliação da rede de cozinhas, com a instalação de segundas ou terceiras unidades.
Houve, ainda, pactuação de Benefício Eventual Emergencial para os municípios de Riacho das Almas, Iati, Cachoeirinha e Serra Talhada por estiagem, e de Ingazeira, por fortes chuvas; apresentação do diagnóstico das temáticas sugeridas pelos municípios para serem desenvolvidas pela Escola de Formação dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Pernambuco (ESFOSUAS/PE); apresentação do cronograma dos cursos da ESFOSUAS; balanço dos Termos de Adesão ao Programa Bolsa Família e balanço dos Termos de Aceite referente ao Cofinanciamento 2025.
“Seguimos dando continuidade ao trabalho voltado a cuidar de pernambucanas e pernambucanos por meio de políticas públicas verdadeiramente eficazes. Com o sucesso da primeira CIB do ano, em que o Governo do Estado pactuou R$ 111 milhões em investimentos para a assistência social e segurança alimentar e nutricional, ganhamos ainda mais força e disposição, reforçando nosso compromisso com ações concretas que beneficiam aqueles que mais precisam e garantem mais dignidade para todos”, salientou Andreza Pacheco, presidente da Comissão e secretária executiva de Assistência Social da SAS.
Texto: Nathália Pereira