
Na última quarta-feira, 09 de abril de 2025, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), inaugurou oficialmente o Lar Girassol, novo Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes. A cerimônia contou com a presença da governadora Raquel Lyra, reforçando o compromisso da gestão estadual com a proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O novo espaço substitui o antigo Lar Esperança, passando a funcionar em um imóvel mais amplo e adequado, localizado no bairro da Boa Vista, área central do Recife. A mudança visa oferecer um ambiente acolhedor para atendimento de crianças e adolescentes com direitos violados que se encontram afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de acolhimento.
“Estamos animados com a inauguração de mais um Serviço de Acolhimento Institucional, que vai garantir um ambiente e uma convivência acolhedora e equilibrada para jovens e adolescentes que já enfrentaram muitas dificuldades na vida”, destacou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga.
O processo de requalificação dos serviços de acolhimento faz parte de uma estratégia do Governo do Estado para garantir proteção integral a crianças e adolescentes afastados provisoriamente de suas famílias devido à violação de direitos e/ou violência. O Lar Girassol segue os Parâmetros Técnicos estabelecidos na Resolução Conjunta nº 1, de 18 de junho de 2009, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Conselho Nacional de Assistência Social.
Com estrutura totalmente renovada, o Lar Girassol conta com seis quartos, incluindo um adaptado para acessibilidade, sala de TV, cozinha, quatro banheiros, área externa para atividades ao ar livre e espaços pedagógicos. Além disso, foram adquiridos novos mobiliários e materiais para garantir conforto e qualidade de vida aos acolhidos.
A escolha do nome “Lar Girassol” foi feita de forma participativa, envolvendo as crianças, adolescentes e equipe técnica da instituição, simbolizando acolhimento, esperança e renovação.
Texto: Rafaela Albuquerque