Loading...
    >
  • Governo de Pernambuco lança campanha estadual de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes

Assistência Social

Governo de Pernambuco lança campanha estadual de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes

3 min. de leitura
Foto: Thais Estevam | SAS

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), lança uma campanha estadual de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes. Com o slogan “Criança não combina com violência. Quem protege, denuncia. Quem denuncia, protege”, a iniciativa busca conscientizar a população sobre a gravidade de crimes como abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A campanha faz alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O principal objetivo é sensibilizar a sociedade, promover a prevenção e incentivar mudanças de comportamento e pensamento através da informação. A ação também divulga os canais oficiais de denúncia e fortalece as gestões e equipes municipais da Rede de Proteção Social de Pernambuco, oferecendo suporte para a realização de ações informativas e preventivas em seus territórios.

Como parte da mobilização, a Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS) promoveu, nesta quinta-feira (08), um encontro estadual para capacitação e distribuição de materiais para os 184 municípios pernambucanos. Realizado no Centro Mariápolis, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, o evento contou com dois painéis temáticos.

O primeiro debateu a Lei nº 13.431/2017, que estabelece diretrizes para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência, com as palestrantes Gorete Vasconcelos (Instituto Aliança) e Maria Luiza Duarte (MPPE). Em seguida, o segundo painel abordou as práticas de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, com relatos e experiências apresentados pelo Dr. Macdouglas Oliveira (UFPE).

Para a secretária executiva de Assistência Social, Andreza Pacheco, a articulação entre Estado e municípios é fundamental para o fortalecimento das políticas de proteção. “Precisamos capacitar e integrar os municípios para enfrentarmos, de forma articulada, crimes como abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Só com a ampla disseminação dessas informações e a conscientização da sociedade conseguiremos promover mudanças e reduzir esses índices tão alarmantes”, destacou.

Ela ainda reforçou a gravidade do cenário nacional: “Em 2024, mais de 11 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes foram registradas pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Atrás de cada número, há uma vítima que precisa ser protegida”, finalizou.

Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é crime. Proteger a infância é responsabilidade de todos. Caso presencie ou tenha conhecimento de alguma situação de violação, denuncie! Entre em contato pelo Disque Direitos Humanos, no WhatsApp (61) 99611-0100. Para informações e orientações, a Ouvidoria Social da SAS está disponível pelo 0800.081.4421. Sua atitude pode fazer a diferença na vida de uma criança ou adolescente.

Texto: Rafaela Albuquerque


MAIS NOTÍCIAS

Sem categoria

Empresas oferecem 41 vagas de trabalho para pessoas com deficiência

Currículos devem ser enviados para o site da Secretaria de Desenvolvimento Social, que está articulando as oportunidades de trabalho ...

2 min. de leitura
Foto: Rafaela Albuquerque | SAS
Combate à Fome

Pernambuco amplia a segurança alimentar e nutricional com nova Cozinha Comunitária em Canhotinho

A terceira unidade do município homenageia Maria de Lourdes Sá Alves de Souza Através da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e...

2 min. de leitura
Sem categoria

Hướng dẫn rút tiền Typhu88 nhanh chóng, an toàn và minh bạch

Nếu bạn đang tìm kiếm một cách đơn giản và tiện lợi để rút tiền Typhu88 của mình, hãy đọc hướng dẫn sau đây....

9 min. de leitura
Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas Avenida Cruz Cabugá, 665 - Santo Amaro, Recife-PE - CEP: 50040-000 PABX: (81) 3183-3000
DESENVOLVIDO POR:
logo secretaria_administracao logo secretaria_assistencia
logo agencia_estadual