
Evento reuniu mais de 500 participantes em Feira de Santana para fortalecer as ações de segurança alimentar no Nordeste.
Pernambuco marcou presença no 3º Seminário Estadual do Bahia Sem Fome com as Cozinhas Comunitárias e Solidárias, realizado nos dias 28 e 29 de maio, no Centro de Convenções de Feira de Santana, na Bahia. O evento reuniu mais de 500 participantes, entre gestores, profissionais e representantes da sociedade civil, com o objetivo de debater e fortalecer as ações de combate à fome e promover a segurança alimentar e nutricional no estado da Bahia.
Representando o estado, o Secretário Executivo de Combate à Fome da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas de Pernambuco (SECOF/SAS) e Coordenador do Grupo de Trabalho de Segurança Alimentar do Consórcio Nordeste, Felipe Medeiros, foi responsável pela palestra magna de abertura, com o tema “Nordeste Sem Fome: Desafios e Perspectivas”.
Durante sua fala, Felipe Medeiros destacou a importância da articulação entre os estados nordestinos para o enfrentamento da fome e o fortalecimento da rede de segurança alimentar: “a luta contra a fome no Nordeste exige a união de esforços e a troca de experiências entre os estados. Viemos compartilhar o que Pernambuco tem feito e aprender com as iniciativas da Bahia, fortalecendo nossa rede de segurança alimentar para tirar mais famílias do mapa da fome”, afirmou.
A programação do seminário contou, ao longo dos dois dias, com painéis sobre o panorama atual da fome no Brasil, a relevância das cozinhas comunitárias e solidárias, políticas públicas de produção de alimentos, segurança alimentar e nutricional, além de temas relacionados à gestão financeira e boas práticas de fabricação de refeições.
O evento reforçou a importância da integração regional na construção de estratégias eficazes para combater a fome e ampliar o acesso da população em situação de vulnerabilidade a políticas públicas de segurança alimentar.
A participação de Pernambuco no seminário reafirma o compromisso do Governo do Estado e da SAS com a pauta da segurança alimentar e a busca por soluções conjuntas para promover dignidade e inclusão social para a população nordestina.