Loading...
    >
  • Pernambuco realiza Encontro pelo Plano Estadual de Atenção Integral à População em Situação de Rua

Assistência Social

Pernambuco realiza Encontro pelo Plano Estadual de Atenção Integral à População em Situação de Rua

3 min. de leitura
Foto: Raissa Maria | SAS

Evento em Olinda reforçou o compromisso com a construção de políticas humanizadas e eficazes, coletando vivências e soluções para o futuro do Estado.

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), realizou hoje (10) o Encontro de Escuta ao Plano Estadual de Atenção Integral à População em Situação de Rua. Com o tema “Vivências, Diálogos e Perspectivas de Construção, de Garantia de Defesa de Direitos Sociais”, o evento ocorreu no Verbo Casa Caiada, em Olinda.

O encontro teve como objetivo coletar percepções e vozes diversas sobre os desafios enfrentados pela população em situação de rua e as possíveis soluções para integrar o plano estadual. A metodologia “Mapa de Problemas e Soluções” foi utilizada para promover a construção coletiva de alternativas, permitindo que pessoas em situação de rua, gestores e profissionais expressassem suas vivências e pontos de vista sobre os serviços e políticas existentes.

A programação iniciou com credenciamento e acolhida e a mesa de abertura reuniu autoridades como a Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda, Andréa Galdino; representantes de movimentos sociais; Robson Pessoa, do Comitê Estadual de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua; e José Ailton Silva de Souza, do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua de Olinda.

“Este encontro é um passo fundamental para garantirmos que as políticas públicas para a população em situação de rua sejam construídas com base na realidade e nas necessidades de quem as vivencia. A escuta ativa e a participação direta são o caminho para soluções mais eficazes e humanas,” destacou o Secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), Carlos Braga.

Após a apresentação preliminar do Plano Estadual, o evento seguiu com oficinas de escuta participativa. Em grupos temáticos foram abordados eixos cruciais como moradia, saúde, educação, entre outros, discutindo desafios e propostas para a população em situação de rua.

O dia foi concluído com a apresentação e sistematização das principais contribuições de cada grupo. Esse material será fundamental para a formulação final do Plano Estadual de Atenção Integral à População em Situação de Rua, reforçando a importância da participação social na criação de políticas públicas mais eficazes e humanizadas.

Texto: Fernando Junior


MAIS NOTÍCIAS

Sem categoria

Exposição Beleza Única na Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

A programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e...

1 min. de leitura
Sem categoria

Secretaria executiva de Assistência Social realiza qualificação profissional para equipes do SUAS

A secretaria executiva de Assistência Social (SEASS) realiza, nesta terça-feira (28) e na quarta-feira (1º), em Cabrobó, no Sertão do São...

1 min. de leitura
Assistência Social

Estado paga 13º do Bolsa Família e injeta R$ 161,6 milhões no combate à fome

O Governo do Estado iniciou, nesta segunda-feira (19), o pagamento, em parcela única, do 13º do Bolsa Família obedecendo ao calendário do...

3 min. de leitura
Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas Avenida Cruz Cabugá, 665 - Santo Amaro, Recife-PE - CEP: 50040-000 PABX: (81) 3183-3000
DESENVOLVIDO POR:
logo secretaria_administracao logo secretaria_assistencia
logo agencia_estadual