Loading...
    >
  • Serrolândia ganha Cozinha Comunitária e reforça rede de combate à fome no Sertão

Combate à Fome

Serrolândia ganha Cozinha Comunitária e reforça rede de combate à fome no Sertão

2 min. de leitura
Foto: Hercules Tacahamach

Nova unidade do Programa Bom Prato em Ipubi amplia oferta de refeições gratuitas e homenageia moradora histórica da comunidade.

Em mais um passo importante no enfrentamento à fome no Sertão pernambucano, o Governo do Estado inaugurou, no último domingo (6), a Cozinha Comunitária Francisca Damacena Pereira, no distrito de Serrolândia, em Ipubi. Este é o segundo equipamento instalado no município e integra o Programa Bom Prato, que alcançou a marca de 151 unidades entregues pela atual gestão.

A unidade homenageia a memória de Francisca Damacena Pereira, carinhosamente conhecida como Tica de Antônio de Edézio, e funcionará de domingo a quinta-feira, oferecendo almoço gratuito à população em situação de vulnerabilidade social, previamente encaminhada pelos CREAS e CRAS municipais. A abertura aos domingos foi pensada para atender a população durante a feira livre local, tradicionalmente um dos dias de maior movimentação na comunidade.

“Serrolândia agora faz parte de uma rede que garante o direito à alimentação e valoriza a cultura local. É assim que o Governo de Pernambuco segue enfrentando a fome: com presença, escuta e ação concreta”, destacou o secretário executivo de Combate à Fome, Felipe Medeiros.

Com a inauguração da nova unidade em Ipubi, o Programa Bom Prato chega a 206 cozinhas comunitárias em funcionamento no estado, sendo esta a 26ª entregue apenas em 2025. Desde 2023, o programa já distribuiu mais de 14,8 milhões de refeições em Pernambuco.

COFINANCIAMENTO ESTADUAL: para aderir ao Programa Bom Prato, os municípios se comprometem a ofertar alimentação de qualidade, com um mínimo de 200 refeições diárias. Em contrapartida, o Governo do Estado garante o repasse financeiro para manutenção das unidades. Cada nova cozinha recebe um investimento inicial de R$ 50 mil para estruturação, além de um repasse mensal de R$ 20 mil, assegurando o pleno funcionamento e a sustentabilidade do serviço.

Texto: Fernando Junior | SAS


MAIS NOTÍCIAS

Assistência Social

Oficina sobre proteção e cuidado integral marca o I Ciclo de Formação Continuada da SAS

Equipes das executivas de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas participaram da formação Nesta segunda-feira (16), foi...

3 min. de leitura
Foto: Reprodução
Assistência Social

Pernambuco reafirma compromisso com a proteção social durante reunião do FONSEAS, em Brasília

Encontro nacional aborda avanços no CadÚnico, IGD-PBF e fortalecimento dos serviços socioassistenciais O Governo de Pernambuco, por meio da...

3 min. de leitura
Foto: Thais Estevam
Assistência Social, Combate à Fome

Governo de Pernambuco amplia rede do Programa Bom Prato com novas cozinhas comunitárias em Jupi, Altinho e Igarassu

Iniciativas fortalecem o combate à fome e promovem segurança alimentar à população em situação de vulnerabilidade em todas as regiões do...

3 min. de leitura
Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas Avenida Cruz Cabugá, 665 - Santo Amaro, Recife-PE - CEP: 50040-000 PABX: (81) 3183-3000
DESENVOLVIDO POR:
logo secretaria_administracao logo secretaria_assistencia
logo agencia_estadual