Loading...
    >
  • Programa Atitude celebra aniversário com ações integradas de cuidado e acolhimento em núcleos regionais

Políticas sobre Drogas

Programa Atitude celebra aniversário com ações integradas de cuidado e acolhimento em núcleos regionais

4 min. de leitura
Foto: Franciele Sottero | SAS

Durante o mês de setembro, atividades comemorativas reforçaram o papel estratégico do programa na política de redução de riscos e danos

Setembro foi um mês especial para celebrar uma política pública que transforma vidas em Pernambuco. O Programa Atitude, da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), reafirma seu compromisso com o cuidado integral das pessoas que usam álcool, crack e outras drogas e que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Os núcleos regionais de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Caruaru prepararam uma programação voltada à integração, escuta atenta e valorização dos vínculos. As atividades incluíram rodas de conversa, oficinas temáticas, apresentações culturais, exposições dos trabalhos feitos pelos acolhidos e momentos de confraternização entre equipes e usuários.

No Recife, por exemplo, o núcleo organizou oficinas de arte e expressão, além de uma roda de conversa sobre a trajetória do programa e os impactos na vida dos acolhidos. Em Jaboatão, a programação trouxe apresentações musicais e uma exposição de trabalhos manuais feitos nas oficinas. No Cabo de Santo Agostinho, os acolhidos participaram de atividades de integração e escuta ativa, com destaque para os depoimentos de usuários que passaram pelo programa. Em Caruaru, o núcleo promoveu uma celebração com atividades culturais e reflexivas, reforçando o papel do Atitude na construção de novas possibilidades de vida.

Para marcar essa data importante, o secretário executivo de Políticas sobre Drogas, Yury Ribeiro, destacou a força e o compromisso contínuo do programa em transformar vidas. “O programa Atitude celebra 14 anos em seu melhor momento, com um investimento anual de 25 milhões de reais. Contamos com cerca de 300 profissionais dedicados em quatro núcleos regionais, que atuam na prevenção, no cuidado e no acolhimento institucional, assegurando atendimentos qualificados e oferecendo a oportunidade de uma nova história para cada indivíduo. Priorizamos a inserção socioprodutiva, qualificação profissional, acesso à saúde e à educação, assegurando que nossos centros de acolhimento sejam espaços acolhedores com equipes qualificadas.”

Entre as vozes que diariamente dão vida ao Programa Atitude, Maria do Carmo Soares, assistente social da modalidade “Atitude nos Territórios” do núcleo Recife, compartilha sua perspectiva sobre o impacto que o programa teve ao longo dos anos. Com uma bagagem rica na linha de frente do cuidado, ela ressalta como o Atitude tem sido um agente de transformação na vida daqueles que mais precisam.

“Celebrar o Atitude é celebrar um programa que faz a diferença na vida de quem mais precisa. São 14 anos garantindo direitos, oferecendo esperança e construindo um futuro melhor para a população em situação de rua. O Atitude é muito mais que um programa, é um serviço de referência em Pernambuco, no Brasil e no mundo! Um farol de esperança que ilumina o caminho daqueles que tiveram seus direitos violados. Que venham muitos outros anos de Atitude, transformando vidas e construindo um mundo mais justo e igualitário para todos.”

Sobre o Programa
O Programa Atitude tem como missão principal a redução de riscos e danos, conectando atendimentos com os serviços do SUS, SUAS e outras políticas públicas. Ele oferece alimentação, higiene, descanso, apoio psicossocial e encaminhamentos para saúde, assistência social e educação. As equipes interdisciplinares, formadas por psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, enfermeiros, oficineiros e outros profissionais, fazem do cuidado uma prática diária.

As ações comemorativas não apenas celebraram o aniversário do Programa Atitude, mas também reafirmaram a força de uma rede que acolhe, cuida e constrói caminhos possíveis. O programa se consolida como uma referência nacional na política sobre drogas, promovendo o cuidado integral, fortalecimento de vínculos e ampliação de oportunidades, porque transformar vidas é, sem dúvida, fazer história.

Texto: Fernando Junior | SAS


MAIS NOTÍCIAS

Sem categoria

Funase entrega certificados do projeto Nas Asas da Leitura

A Funase realizou a primeira certificação do projeto Nas Asas da Leitura do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia, no Recife....

1 min. de leitura
Assistência Social

Pernambuco conquista melhor nota do IDCREAS em 10 Anos

Com um índice de 3,49, estado supera média nacional e fortalece compromisso com a assistência social Pernambuco alcançou um marco...

2 min. de leitura
Combate à Fome

Pernambuco chega a 43 municípios aderidos ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Compor o SISAN possibilita acesso a apoio técnico e financeiro para iniciativas de combate à fome Pernambuco agora tem 43 de seus municípios...

3 min. de leitura
Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas Avenida Cruz Cabugá, 665 - Santo Amaro, Recife-PE - CEP: 50040-000 PABX: (81) 3183-3000
DESENVOLVIDO POR:
logo secretaria_administracao logo secretaria_assistencia
logo agencia_estadual