Loading...
    >
  • Governo de Pernambuco celebra o Dia Mundial da Alimentação com programação especial

Combate à Fome

Governo de Pernambuco celebra o Dia Mundial da Alimentação com programação especial

4 min. de leitura
Foto: Rafaela Albuquerque

Ações de conscientização, panfletagem e atividades lúdicas destacam o direito à alimentação adequada e fortalecem programas estruturantes do Estado

No dia 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação, e para marcar a data, a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas de Pernambuco (SAS) preparou uma semana de atividades voltadas à informação e conscientização sobre o Direito à Alimentação, assegurado pela Constituição Federal. A iniciativa também reforça a importância de dois programas estratégicos do Governo de Pernambuco: o Bom Prato e o Leite Para Todos, que atuam diretamente no enfrentamento à fome e na promoção da segurança alimentar.

A programação teve início nesta terça-feira (14) com uma ação de panfletagem na Feira de Artesanato de Caruaru, em parceria com o município, sensibilizando a população sobre o direito a uma alimentação digna e saudável. Nesta quarta-feira (15), a ação será realizada na Estação Central do Metrô do Recife, das 6h às 9h, ampliando o alcance da campanha na Região Metropolitana.

“Estamos falando de uma semana muito especial, porque estamos falando da importância de uma comida boa e no prato. São ações que atuam como um reforço ao nosso compromisso com a população pernambucana de garantir dignidade na mesa de quem mais precisa”, destacou Felipe Medeiros, secretário executivo de Combate à Fome do Governo do Estado.

Rede do Programa Bom Prato: mais de 18 milhões de refeições servidas

Com 232 cozinhas comunitárias em funcionamento em todo o estado, o Programa Bom Prato tem desempenhado um papel fundamental no combate à fome e na garantia de acesso à alimentação adequada para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desde 2023, já foram servidas mais de 18 milhões de refeições gratuitas, reforçando a importância da política pública na promoção da segurança alimentar e nutricional.

As cozinhas comunitárias priorizam quilombolas, indígenas, pessoas em situação de rua, ciganos, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, vítimas de violência e famílias afetadas por situações de calamidade, entre outros grupos populacionais tradicionais e específicos do SUAS.

Leite Para Todos: segurança alimentar e fortalecimento da agricultura familiar

Outro destaque da programação é o Programa Leite Para Todos, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (SDA). A iniciativa fomenta o arranjo produtivo do estado ao comprar leite de vaca e de cabra de pequenos produtores e distribuí-lo gratuitamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Além de garantir o acesso a um alimento essencial, o programa gera renda para cerca de 350 pequenos produtores e cooperativas associadas, todas com certificação da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro-PE). Atualmente, são distribuídos, em média, 12 mil litros de leite por dia, abastecendo quase 30 municípios.

Desde o início da iniciativa, cerca de 45 mil pessoas já foram beneficiadas com a distribuição de 2,7 milhões de litros de leite, fortalecendo a economia rural e garantindo acesso à alimentação para famílias em situação de vulnerabilidade.

Oficina Mini Chefes encerra programação com atividades lúdicas para crianças

Para encerrar a Semana Mundial da Alimentação, unindo as comemorações ao Dia das Crianças, o Governo de Pernambuco realiza nesta sexta-feira (17) a Oficina Mini Chefes com filhos e filhas de beneficiárias das Cozinhas Comunitárias Vila do Aeroporto e Novo Mundo, em Caruaru. A ação é uma parceria entre a SAS, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Combate à Fome de Caruaru.

A oficina abordará temas como alimentação saudável e direito à alimentação de forma lúdica e interativa, aproximando as crianças das práticas alimentares saudáveis e fortalecendo o vínculo da comunidade com as políticas públicas de segurança alimentar.

Texto: Rafaela Albuquerque / SAS


MAIS NOTÍCIAS

Assistência Social

Oficina sobre intersetorialidade e cuidado integral nas Políticas sobre Drogas promove imersão dentro dos serviços da assistência social

Na última terça-feira (16), foi realizada a oficina "Proteção Social e Política sobre Drogas: Intersetorialidade e Cuidado Integral", uma...

2 min. de leitura
Sem categoria

Governo de Pernambuco apoia implantação do Serviço de Acolhimento Familiar nos municípios

Profissionais de Ouricuri e Trindade estão passando por capacitação técnica sobre o tema, que também foi debatido em webinário promovido pelo...

3 min. de leitura
Sem categoria

Assistência social no Sertão do São Francisco recebe mais de meio milhão de reais pelo Plano Retomada

Recursos serão destinados à execução de serviços voltados à população em vulnerabilidade social ...

2 min. de leitura
Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas Avenida Cruz Cabugá, 665 - Santo Amaro, Recife-PE - CEP: 50040-000 PABX: (81) 3183-3000
DESENVOLVIDO POR:
logo secretaria_administracao logo secretaria_assistencia
logo agencia_estadual