Mais de 80 municípios participaram do encontro, fortalecendo a troca de experiências e o compromisso com a gestão da informação no SUAS
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), realizou nesta quinta-feira (30), na Faculdade Vale do Pajeú, em Bezerros, o 2º Encontro Estadual da Vigilância Socioassistencial. Com o tema “O Papel da Vigilância Socioassistencial no Fortalecimento do SUAS em Pernambuco”, o evento reuniu gestores municipais, técnicos da assistência social, representantes do Governo Federal, COEGEMAS e do Conselho Estadual de Assistência Social. Mais de 80 municípios estiveram representados, reforçando o compromisso coletivo com a qualificação da gestão e a efetividade das políticas públicas nos territórios.
Foi um momento importante de escuta qualificada, troca de experiências e aprofundamento técnico sobre os desafios e avanços da Vigilância Socioassistencial no estado. Destaque para a palestra magna da Dionara Borges, coordenadora de projeto do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e as apresentações com dados do Censo SUAS 2024, além das práticas exitosas compartilhadas por municípios convidados.
“O fortalecimento da Vigilância Socioassistencial é fundamental para que as políticas públicas de assistência social sejam mais eficazes, integradas e conectadas com a realidade dos territórios. Este encontro foi um espaço estratégico para ampliar a escuta qualificada, promover o intercâmbio entre os municípios e consolidar a Vigilância como uma ferramenta essencial de gestão e cuidado”, destacou Breno Castro, Gerente Estadual de Vigilância Socioassistencial e Gestão da Informação.
Durante o encontro, aconteceram debates sobre formas de fortalecer a produção de dados, a tomada de decisão e a gestão da informação no âmbito do SUAS, mostrando como a Vigilância Socioassistencial é peça-chave para a formulação de políticas públicas mais integradas e eficazes.
Promovido pela Gerência Estadual de Vigilância Socioassistencial e Gestão da Informação, da Secretaria Executiva de Assistência Social, o encontro reforça o compromisso do Governo de Pernambuco com a qualificação da assistência social e a valorização do olhar atento às necessidades dos territórios.
Texto: Fernando Junior | SAS