Loading...
    >
  • Governo de Pernambuco promove I Encontro Estadual de Proteção Social em Floresta

Assistência Social

Governo de Pernambuco promove I Encontro Estadual de Proteção Social em Floresta

3 min. de leitura
Foto: Franciele Sottero | SAS

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS/PE), realizou, nesta terça-feira (11), o Encontro Estadual de Proteção Social em Floresta, no Sertão de Itaparica. O evento contou com a participação de 31 municípios, reunindo gestores, técnicos e integrantes da rede socioassistencial para debater o tema “SUAS em Movimento: Integração das Proteções Sociais na Garantia de Direitos”, fortalecendo o compromisso do Estado com a ampliação de direitos e a integração das políticas públicas.

A manhã começou com o credenciamento e, em seguida, os participantes prestigiaram a apresentação cultural do Centro de Convivência da Pessoa Idosa do município de Floresta, tornando o acolhimento ainda mais especial para o encontro. Logo depois, a mesa de boas-vindas recebeu autoridades estaduais e municipais, entre elas o secretário Carlos Braga, a secretária executiva de Assistência Social, Andreza Pacheco, e a vice-prefeita de Floresta, Bia Numeriano, que destacaram o compromisso do Governo de Pernambuco em ampliar direitos e fortalecer a rede socioassistencial.

O secretário Carlos Braga ressaltou a relevância do momento para o fortalecimento das políticas públicas no estado. Ele destacou como o evento representa a articulação fundamental entre os diversos atores da assistência social para garantir direitos e promover a dignidade. “Este encontro em Floresta mostra que, quando Governo do Estado, municípios e sociedade civil se unem, conseguimos dar mais força às políticas públicas e ampliar o alcance da assistência social. É dessa articulação que nasce a capacidade de transformar realidades, garantindo que cada família tenha acesso a direitos e oportunidades.”

Na sequência, o primeiro painel trouxe reflexões sobre os desafios contemporâneos do trabalho social com famílias, conduzido pelos especialistas Marcos Nascimento e Ana Cláudia Botelho, e mediado por Pâmella de Deus, superintendente de Gestão do SUAS. O debate que se seguiu abriu espaço para a troca de experiências entre os municípios presentes.

A tarde foi marcada pelo segundo painel, que abordou a intersetorialidade e a importância de tecer redes para a garantia de direitos no SUAS. A mesa, conduzida por Priscilla Cordeiro e mediada pela superintendente de Proteção Social, Viviane Wanderley, reforçou a necessidade de articulação entre as proteções sociais e as políticas intersetoriais.

O encontro foi encerrado com a entrega de kits aos municípios contendo uma coletânea de legislações do SUAS, para fortalecimento da capacidade técnica das gestões locais e reafirmando o papel da SAS como parceira na construção de políticas públicas de inclusão e cidadania.

“Este encontro mostra que a proteção social não se faz de forma isolada, mas nasce da união de esforços entre estado, municípios e sociedade civil. Estamos comprometidos em ouvir, apoiar e integrar as gestões locais, porque sabemos que é na ponta que as políticas públicas se tornam realidade para a população. Ao fortalecer vínculos e ampliar oportunidades, conseguimos transformar a proteção social em cidadania concreta, garantindo dignidade e esperança para milhares de famílias pernambucanas”, destacou a secretária executiva de Assistência Social, Andreza Pacheco.

Agora, o Encontro Estadual de Proteção Social segue para Recife, nesta quinta-feira (13), ampliando o ciclo de debates e reafirmando o compromisso do Governo de Pernambuco com o fortalecimento do SUAS em todo o estado.

Texto: Fernando Junior | SAS


MAIS NOTÍCIAS

Sem categoria

Prazo para atualizar inscrição no CadÚnico termina nesta sexta-feira (11)

Cidadãos devem procurar a rede socioassistencial dos municípios onde residem. Quem não fizer a revisão cadastral corre o risco de ter bloqueados...

2 min. de leitura
Foto: Prefeitura Municipal de Cedro
Combate à Fome

Governo de Pernambuco inaugura primeira Cozinha Comunitária de Cedro e reforça combate à fome no Sertão Central

Com a nova unidade, o Programa Bom Prato alcança 214 cozinhas e mais de 16,1 milhões de refeições distribuídas no Estado O município de...

2 min. de leitura
Foto: Raissa Maria | SAS
Assistência Social

SAS-PE mantém repasses e ultrapassa R$ 30,5 milhões no cofinanciamento estadual

Valor integra os R$ 111 milhões pactuados pelo Governo de Pernambuco para 2025, o maior orçamento da história da assistência social no...

2 min. de leitura
Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas Avenida Cruz Cabugá, 665 - Santo Amaro, Recife-PE - CEP: 50040-000 PABX: (81) 3183-3000
DESENVOLVIDO POR:
logo secretaria_administracao logo secretaria_assistencia
logo agencia_estadual