
A médica Zilda do Rego Cavalcanti, titular da Secretaria Estadual de Saúde, recebeu Carolina Cabral, secretária de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude, Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), no auditório da SES. No foco do encontro, esteve o Dia Mundial das Doenças Raras (28 de fevereiro). O marco no calendário busca dar visibilidade às 8 mil patologias raras catalogadas, entre elas a Síndrome Congênita da Zika, que afeta cerca de 500 mil pessoas com deficiências (PcDs) em Pernambuco.
A secretária executiva de Promoção da Equidade Social da SDSCJPVD, Patrícia Caetano, também participou do evento, integrando os grupos de trabalho que se seguiram à abertura. A governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause fizeram os pronunciamentos oficiais, enfatizando o caráter inclusivo da atual gestão.
Raquel Lyra assegurou a abertura de um processo de trabalho permanente e inclusivo na Saúde de Pernambuco. “O primeiro passo estamos dando: conhecer essas pessoas, saber do que elas precisam. Detectar as diferenças que afetam cada um diferentemente, de modo que possamos incluí-las, possibilitando mais cidadania a todas e todos”, afirmou.
A declaração da governadora foi complementada por Priscila. “Não aceitaremos a palavra impossível, porque foi isso o que vocês, mães, ouviram no dia em que seus filhos nasceram. Eles estão aqui, mostrando serem possíveis”, garantiu a vice-governadora.