
Encontro contou com representantes estaduais e municipais reforçando o compromisso com a gestão compartilhada da assistência social
A Comissão Intergestores Bipartite de Pernambuco (CIB/PE) realizou, nesta segunda-feira (21), a 235ª Reunião Ordinária, no auditório do Edifício Palmira, no Recife. Conduzido pela coordenadora da CIB e secretária executiva de Assistência Social, Andreza Pacheco, o encontro reuniu representantes da gestão estadual e dos municípios para pactuar ações estratégicas e apresentar balanços das políticas públicas de assistência social e segurança alimentar e nutricional.
Entre os principais pontos da pauta, foi aprovada a pactuação de cofinanciamento de Benefício Eventual Emergencial para o município de Igarassu, como resposta às fortes chuvas registradas na região. A medida tem como objetivo assegurar apoio às demandas locais e garantir proteção social às famílias afetadas. Também foi apresentado o balanço dos Termos de Aceite do Cofinanciamento 2025, além da exposição técnica do GFEAS sobre os repasses realizados pelo Fundo Estadual de Assistência Social ao longo do ano, reforçando o compromisso com a transparência e a eficiência na gestão dos recursos públicos.
A reunião marcou ainda importantes avanços na política de Segurança Alimentar e Nutricional, com a pactuação de novas unidades de Cozinhas Comunitárias em diferentes regiões do estado. O município de Paudalho aderiu ao programa e terá sua primeira unidade. Também foram pactuadas unidades adicionais para os municípios de Aliança, Dormentes, Inajá, Nazaré da Mata e Tabira (segunda unidade em cada localidade), além da ampliação da rede em Belo Jardim e Exu, que passam a contar com quatro unidades cada. Essas pactuações reforçam o compromisso do Governo do Estado com o enfrentamento à fome, a ampliação da rede de proteção social e a interiorização das ações de segurança alimentar.
A coordenadora da CIB e secretária executiva de Assistência Social, Andreza Pacheco, destacou o papel da CIB como instância estratégica de diálogo e cooperação entre Estado e municípios. “Nosso compromisso é com a transparência, a corresponsabilidade e a ação imediata diante das situações que exigem sensibilidade e resposta ágil. A cada reunião, reafirmamos que a assistência social em Pernambuco é construída com diálogo e parceria. Os avanços que temos alcançado são fruto da confiança entre os gestores e da capacidade de pactuar com responsabilidade e foco no cuidado com as pessoas”, afirmou.
O encontro também contou com os informes das representações do CEAS, COEGEMAS, SECOF e SEASS, fortalecendo a articulação entre os entes federativos e consolidando o papel da CIB/PE como instância democrática de deliberação, pactuação e fortalecimento das políticas públicas em Pernambuco.
Texto: Fernando Junior e Rafaela Albuquerque