Espaço servirá 200 almoços diários como parte das ações do programa Pernambuco Sem Fome
Em cerimônia com a presença da governadora Raquel Lyra, Taquaritinga do Norte, município do Agreste Setentrional, abriu as portas, ontem (18), da Cozinha Comunitária Deolinda Cordeiro de Arruda Holanda. A 66ª inaugurada em 2024 é também a 105ª entregue sob a atual gestão, elevando para 160 o número de equipamentos funcionando em Pernambuco.
Resultado da parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), e o município, esta é a segunda unidade na região e servirá, diariamente, 200 almoços a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do território.

Com a entrega, Pernambuco passa a oferecer 697.400 refeições mensais através das suas cozinhas comunitárias, que integram o programa Bom Prato, um dos módulos do Pernambuco Sem Fome. Todas elas são monitoradas e apoiadas tecnicamente pela Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF) para garantir excelência na execução.
“Temos hoje 160 cozinhas comunitárias que recebem o repasse mensal estadual. Além do investimento inicial, esses equipamentos contam com a parceria com as prefeituras para garantir a reforma dos espaços e a compra dos equipamentos”, salientou a governadora.

“Precisamos lutar para tirar essas pessoas da situação de vulnerabilidade, junto aos esforços para empregabilidade e qualificação. Queremos ajudá-las a criar seu próprio projeto de vida”, reforçou o secretário da SAS, Carlos Braga.
O cardápio das refeições será elaborado pela nutricionista Géssyca Fernanda da Silva: “A montagem tem como norte a mais recente edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. A ideia é ofertar pratos simples, porém completos e saudáveis, proporcionando a quantidade ideal de nutrientes fundamentais. Ingredientes mais aceitos, como o feijão, o jerimum e a macaxeira, têm preferência”, contou. “Será um trabalho contínuo de parceria e aprendizado junto à população e à equipe”, complementa.

O cuidado detalhado pela nutricionista impactará diretamente a vida de beneficiários como a dona de casa Alessandra Alves dos Santos, de 42 anos. “A cozinha será um apoio na criação das minhas duas filhas, de 15 e dez anos. Cuidar sozinha é difícil e ter a certeza da alimentação todos os dias é muito bom”, disse.

LEGADO DE AFETO – A Cozinha Comunitária de Taquaritinga do Norte estampa o nome de Deolinda Cordeiro de Arruda Holanda, figura histórica e querida pelos moradores. Conhecida pela generosidade, Deolinda transformou sua casa em um ponto de acolhimento para os mais vulneráveis.
Sempre pronta a ajudar, recebia a todos com palavras de conforto e uma refeição calorosa, independentemente da hora ou do dia. Sua mesa, recordam os conterrâneos, era símbolo de bondade, refletindo seu coração aberto e sua incansável dedicação ao próximo.
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Thais Estevam