Equipes da Gerência de Gestão do Trabalho e Educação Permanente (GETEP) e da Escola de Formação dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Pernambuco (ESFOSUAS) da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) participaram, nesta segunda-feira (9), do primeiro dia de uma formação especial com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Realizado na Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (EGAPE), o encontro tem como objetivo a realizar o Planejamento Estratégico Situacional da equipe da GETEP, a partir de instruções ministradas por Marcílio Marques Marquesini Ferrari, coordenador geral da Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS no MDS. A programação continua ao longo da terça-feira (10).

Durante os dois dias, serão discutidos pontos como o planejamento a partir da realidade; a reflexão sobre a importância de planejar; mapeamento a respeito das competências, habilidades e atitudes dentro das funções na equipe e na gestão e o desenho instrucional no contexto da educação permanente.
“Estar em Pernambuco, discutindo este tema, é muito importante porque significa que o Governo Federal está presente, apoiando tecnicamente o Estado para a construção de seu planejamento estratégico situacional. Com certeza teremos mais ações voltadas para a formação e valorização dos trabalhadores do SUAS”, salientou Marcílio Marquesini.

PARCERIA COM O MDS – “A cultura do planejamento é fundamental para a política pública e nosso setor, que responsabiliza-se pelas formações dos 184 municípios do Estado, além do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, precisa se organizar, conhecer a realidade e executar as formações atendendo às necessidades das equipes do SUAS de Pernambuco”, salienta Paula Vanusa Oliveira, gerente da GETEP e diretora da ESFOSUAS-PE.
A gestora explica, ainda, que ter o MDS como parceiro na atividade contribui para o fortalecimento do setor da gestão do trabalho e da escola do SUAS: “nos possibilita a problematização das potencialidades e dos desafios de Pernambuco para a área e subsidia um trabalho conjunto entre MDS e SAS para ofertar a mesma formação em todas as 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado em 2025. A perspectiva é fortalecer os municípios no planejamento estratégico situacional da gestão do trabalho e educação permanente do SUAS”, finalizou.
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Vinicius Lins