
Encontro reuniu profissionais da assistência social de todo o estado e marcou também o 1º aniversário da escola como unidade corporativa do Governo de Pernambuco
Na manhã desta quarta-feira, 1º de outubro, o auditório da Secretaria de Educação de Pernambuco, localizado na Várzea, foi o cenário de um encontro especial que reuniu profissionais da assistência social de todas as regiões do estado. A Escola de Formação dos Trabalhadores/as do SUAS de Pernambuco (ESFOSUAS/PE), vinculada à Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), comemorou seus quatro anos de atuação e o primeiro aniversário como Escola Corporativa oficialmente reconhecida pelo Governo do Estado.
O evento contou com a presença de gestores e trabalhadores(as) do SUAS de todos os 184 municípios, além do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, e também teve a participação de representantes da UFRPE, da PAULUS/FAPCOM, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), assim como de conselhos e colegiados estaduais.
Durante a celebração, o secretário Carlos Braga destacou o fortalecimento da política de assistência social no estado e o papel estratégico da formação continuada.
“A assistência social de Pernambuco vive um momento muito especial, impulsionado pelo investimento que a governadora Raquel Lyra tem garantido ao SUAS e à segurança alimentar. A formação de profissionais, a produção de pesquisas e a distribuição de materiais técnicos, como os da Paulus Social, têm contribuído diretamente para melhorar o atendimento nos CRAS, nos CREAS, nas unidades de acolhimento e em toda a rede. Parabenizo a equipe da Escola de Formação do SUAS e agradeço aos parceiros, como a FADURPE, a Paulus e todas as instituições que caminham junto com o Governo do Estado, fortalecendo os profissionais da assistência social e chegando, por meio deles, à população mais vulnerabilizada de Pernambuco.”
A programação contou com o lançamento da IIª turma da Especialização em Pedagogia Social dentro do SUAS, com 60 vagas disponíveis em parceria com a UFRPE. Também foi apresentada a nova iniciativa da Escola Itinerante – “PE na Estrada”, que levará formações e escuta qualificada diretamente para os territórios.
Outro ponto importante foi o lançamento da Pesquisa Estadual sobre Educação Permanente no SUAS, realizada em colaboração com a PAULUS. Com um período de dois anos, essa pesquisa vai explorar os impactos das formações na prática profissional e os fatores que levam à evasão nos cursos, ajudando a fortalecer o Observatório de Educação Permanente do SUAS de Pernambuco (OBPEP-SUAS/PE).
Gerente de Gestão do Trabalho e Educação Permanente, Paula Vanusa compartilhou sua visão sobre este momento simbólico e os avanços que foram construídos em conjunto para valorizar aqueles que estão na linha de frente da política de assistência social em Pernambuco.
“Este momento retrata a valorização, por parte do Governo do Estado, de uma agenda pública com a Educação Permanente do SUAS. Reúne parceiros, trabalhadores, gestores, conselheiros e articula estratégias colaborativas com vistas a atender necessidades complexas e reais no campo da educação permanente do SUAS, construindo diálogos, soluções conjuntas e corresponsabilidade pelo fortalecimento da PNEP/SUAS em PE. A ESFOSUAS vem fomentando a disseminação do conhecimento e investindo em produção e sistematização de conhecimento através de cursos de pós-graduação e pesquisas.”
Durante o evento, também foi anunciada a distribuição de 48 mil exemplares de materiais técnicos e normativos para as equipes municipais. Isso incluiu publicações importantes como a LOAS, o ECA, o PNAS, a NOB-SUAS e as resoluções do CNAS.
A manhã foi encerrada com uma palestra inspiradora da Prof.ª Dr.ª Stela Ferreira, que trouxe reflexões profundas sobre como a educação permanente pode transformar práticas e garantir direitos, com o tema “Educação Permanente – Conhecer para Transformar”.
Texto: Fernando Junior | SAS