
A presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo, Nadja Alencar, educadores e demais servidores da instituição reuniram-se no Recife para lançamento do Programa Institucional da Diversidade e Combate ao Racismo Estrutural. O documento foi elaborado, a pedido da Funase, com o objetivo de mobilizar os servidores a participaram de todos os processos direcionados ao respeito e à diversidade, além do combate à discriminação racial em todas as suas expressões.
As orientações nele contidas foram definidas com base na proposta inicial elaborada pelos especialistas Nadja Oliveira, Maria Alexandra Melo, Ana Marta Vieira dos Santos, Marcela Mariz, Marineide Batista, Severino Souza, Tereza Marques e Elizabeth Passos. O documento servirá como norteador para práticas educativas não discriminatórias, principalmente no contato direto com os socioeducandos atendidos pela instituição, como salientou Sirley Vieira, gerente de Igualdade Racial da SDSCJPVD.

Nadja Alencar chamou atenção para os conceitos contidos na expressão Ubuntu (“Eu sou porque nós somos”) e na figura do pássaro Sankofa, que remete à manutenção da memória ancestral sem deixar de lado o foco no presente e os passos futuros. Ambos têm origem africana e ilustraram o material gráfico distribuído aos participantes. A força dessas representações permeou os discursos feitos ao longo da atividade.
Fotos: Marlon Diego/SDSCJPVD