
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas (SDSCJPVD), e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) anunciam a lista dos 25 jovens aprovados para o curso de formação do programa Embaixadores da Juventude. As pessoas selecionadas estão sendo convocadas por e-mail e participarão da etapa de qualificação, no Recife, entre os dias 14 e 17 de setembro com todas as despesas pagas pelo programa.
O grupo selecionado para o curso de formação possui uma ampla representatividade de raça e gênero e conta com jovens de nove das 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco. Entre os finalistas, há uma pessoa com deficiência e três jovens egressos do sistema socioeducativo. “Destacamos a qualidade das candidaturas e o alto nível de engajamento de todas as candidaturas avaliadas”, afirma o oficial de projetos da UNODC em Pernambuco, Rafael Sales.
Durante o curso de formação, serão oferecidos cinco módulos com os seguintes temas: Introdução aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Paz: promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas, Pessoas: erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade, Planeta: proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras e Prosperidade: garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza. Haverá, ainda, um encontro final para a entrega de certificados.
“Além de compor a Rede de Embaixadoras e Embaixadores da Juventude, podendo atuar como porta-vozes em espaços nacionais e internacionais, os jovens participantes do programa serão absorvidos pelo Governo do Estado como interlocutores principais das políticas de prevenção à violência, promovendo juntos a mudança social em nossos territórios”, destaca a secretária executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e a Violência, Mariana Rodrigues.
O objetivo do Embaixadores da Juventude é fortalecer capacidades de liderança e ativismo entre a população jovem, com foco na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. O trabalho ocorre por meio de atividades de capacitação, exercícios de liderança, desenvolvimento de habilidades pessoais e interpessoais e estímulo ao debate inclusivo e produtivo.
Jovens selecionados/as
Alesson Nascimento Santos
Alexsandro Silva
Alice Soares de Amorim
Alysson Gabriel Pereira Reis
Camila Silva dos Santos
Cláudio Luís Damasceno Valente Júnior
Daniella Kelly Ramos Aragão
Deyvid Andrade Pessoa
Emanoel dos Santos Fernandes
Emele Vitoria Sena da Silva
Geovanna Mickaella da Silva Moura Leite
Idrielle Mirele da Silva Araujo
Ionara Gabriella Santiago Luna
João Victor Alexandre do Nascimento
Luana Maria da Luz Barbosa
Lucas Pereira Belo da Silva
Maria Fernanda Ribeiro
Maria Isabel Alves Pessoa
Maria Ravilly Freire Brito
Renan Victor Souza de Andrade
Rivanielly Karolinne da Conceição Gomes
Siellen Souza Santos
Tarcísio Maicon da Silva
Tiago André do Amaral Silva
Ygor Ventura de Moura Gonçalves