
Inauguração leva segurança alimentar ao Povo Pankararu em Jatobá
A Aldeia Caldeirão do Povo Pankararu, em Jatobá, é palco de um momento histórico para a segurança alimentar com a inauguração, nesta quarta-feira (30), da Cozinha Comunitária Raízes Indígenas pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), em importante parceria com a Prefeitura de Jatobá. A nova unidade, inédita no Norte e Nordeste do Brasil, representa um importante equipamento para garantir acesso regular a refeições nutritivas para a comunidade.
Inicialmente, a cozinha oferecerá refeições no horário do almoço, com planos de expansão para incluir também o jantar. A cozinha contará com uma equipe composta por dois cozinheiros, um auxiliar, um coordenador(a) e uma nutricionista, que serão responsáveis pela preparação das refeições balanceadas e culturalmente relevantes para atender às necessidades da população da aldeia.
Para o Secretário Executivo de Combate à Fome, Felipe Medeiros, a inauguração tem um significado importante para a gestão Raquel Lyra: “A inauguração da Raízes Indígenas é um momento de alegria e significado para o Governo do Estado. É a concretização do nosso compromisso em levar segurança alimentar para todos, respeitando e valorizando a riqueza cultural dos povos originários, e ser a primeira Cozinha Comunitária em território indígena do Norte e Nordeste nos enche de orgulho e reforça a importância de políticas públicas que considerem as especificidades de cada comunidade.”
Com a inauguração, o Programa Bom Prato chega à marca de 197 cozinhas comunitárias em todo estado, sendo 142 implantadas na atual gestão. Além disso, o programa já distribuiu mais de 13 milhões de refeições, consolidando-se como uma das principais políticas de segurança alimentar de Pernambuco. Cada unidade recebe R$ 50 mil de investimento inicial para estruturação e equipamentos e mais R$ 20 mil mensais de repasse via cofinanciamento estadual para custeio.
Texto: Fernando Júnior | SAS