
Jantares serão servidos diariamente a 200 pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional
A comunidade de Chã de Sapé, distrito do município de Itaquitinga, na Zona da Mata Setentrional, abriu as portas, na última sexta-feira (13), da Cozinha Comunitária Themis Francisco de Souza, 65ª aberta este ano. A unidade é a 104ª entregue pela atual gestão estadual e a 159ª a funcionar em Pernambuco.
Com estrutura para servir 200 jantares, de segunda a sexta-feira, a cozinha conta com coordenadora, nutricionista, duas cozinheiras e uma auxiliar de cozinha. O preparo das refeições, ofertadas à população em insegurança alimentar e nutricional, também terá suporte de uma horta, implantada no quintal do espaço.

Uma das pessoas beneficiadas será a dona de casa Fernanda Maria da Cruz, de 32 anos, mãe de dois filhos: “Fico muito feliz em saber que vamos ter esse alimento todos os dias. Sem essa ajuda fica muito difícil. É horrível procurar o que comer em casa e não encontrar”, disse.
Além de integrar a política de segurança alimentar e nutricional de Pernambuco, o equipamento também é instrumento de reforço de memória e afetividade da cidade, refletindo na escolha do nome homenageado. Themis Francisco de Souza, conhecido como Titi, foi comerciante, nascido e criado em Chã de Sapé. O antigo morador é lembrado pela solidariedade que exercia em atos como o transporte de estudantes ou pacientes doentes em seu veículo particular.

“Nosso cuidado está sempre voltado a promover dignidade às pessoas que mais precisam. E isso perpassa a entrega de alimentação saudável e adequada, incluindo também o fortalecimento de vínculos com seu território”, reforçou Maríllia Torres, superintendente de Combate à Fome da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS).
TRABALHO CONJUNTO – As cozinhas comunitárias fazem parte do Programa Bom Prato, um dos módulos do Programa Pernambuco Sem Fome. Elas têm cofinanciamento do Governo do Estado, por meio da SAS, que custeia instalação e manutenção. Administração e gerenciamento dos espaços e das equipes são feitos pelos municípios aderidos.
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Vinícius Lins