
O Governo de Pernambuco atingiu, nesta quinta-feira (14), um importante marco na luta contra a fome com a inauguração da Cozinha Comunitária Bartolomeu Teotônio de Macedo, em Dormentes, no Sertão do São Francisco. Com a unidade, a atual gestão triplica o número de cozinhas comunitárias inauguradas, sendo esta a 71ª cozinha entregue em 2024 e a 165ª em funcionamento. No início do mandato da governadora Raquel Lyra havia apenas 55 unidades em operação.
O espaço servirá 200 almoços diários, de segunda a sexta-feira, para pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, cadastradas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) locais. Com a inauguração, passam a ser entregues 726 mil refeições mensais através das cozinhas.

“Até o final do ano o Governo de Pernambuco tem como meta ultrapassar o número de 200 cozinhas comunitárias. Isso é um reflexo do compromisso contínuo com o combate à fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional em todo o Estado”, detalhou Carlos Braga, secretário da SAS.
“O alcance deste número demonstra a prioridade que a gestão estadual tem dado ao combate à fome, interiorizando as ações e ampliando a rede de equipamentos de segurança alimentar e nutricional”, acrescentou o secretário executivo de Combate à Fome, Felipe Medeiros. “Já são 110 cozinhas entregues pela atual gestão, visando garantir o direito humano à alimentação adequada”.

As cozinhas comunitárias integram o Programa Bom Prato, administrado pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), por meio de sua Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF). A implementação de cada unidade é realizada em parceria com os municípios, que recebem R$50 mil de investimento estadual para a implantação e R$ 20 mil mensais para manutenção. Garante, ainda, monitoramento e apoio técnico constante para assegurar a qualidade das refeições.

ESTRUTURA
A equipe da Cozinha Comunitária Bartolomeu Teotônio de Macedo será formada por seis profissionais, incluindo uma cozinheira, um auxiliar de cozinha, um auxiliar de serviços gerais, uma nutricionista e uma coordenadora. Os cardápios serão elaborados com base no Guia Alimentar para a População Brasileira e em uma construção nutricional que considera os elementos regionais.
Escolhido como homenageado a batizar o local, Bartolomeu Teotônio de Macedo, conhecido como Bertinho do Mato, nasceu no estado do Piauí e chegou a Dormentes ainda jovem, acolhendo a terra como lar. Criado no campo, foi agricultor, se destacando por seus esforços pelo bem-estar de sua família. É lembrado com carinho por familiares, amigos e comunidade pela honestidade, esforço e perseverança que manteve por toda a vida.
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Vinicius Lins/SAS