Programa Bom Prato reforça o compromisso do governo estadual em garantir alimentação adequada para populações vulneráveis
O Programa Bom Prato, que estabelece as cozinhas comunitárias como referência no combate à fome em Pernambuco, inaugurou nesta sexta-feira (27) a 164ª cozinha, localizada no município de Buenos Aires, na Mata Norte do estado. A entrega, realizada em parceria entre a Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) e a prefeitura local, passará a fornecer 200 refeições, cinco dias por semana, para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional encaminhadas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
Esses equipamentos são responsáveis por oferecer refeições, seja almoço ou jantar, como é o caso de Buenos Aires, com base no Guia Alimentar para a População Brasileira. Os cardápios são elaborados a partir de uma construção nutricional que considera elementos regionais, com o auxílio de nutricionistas, como Bianca Ellen, que faz parte da equipe da cozinha inaugurada.

“Esse projeto é muito importante porque, muitas vezes, a população não consome alimentos com um bom equilíbrio nutricional. Ter essa cozinha é garantir uma alimentação adequada para aqueles que precisam”, reforça Bianca.
A Cozinha Comunitária de Buenos Aires é a 70ª inaugurada em 2024 e a 109ª da gestão da governadora Raquel Lyra. Esses números reforçam o compromisso do governo do estado no combate à fome. Para a abertura, cada unidade recebe da gestão estadual um enxoval no valor de R$ 50 mil, destinado à compra de equipamentos e primeiros insumos. Para a manutenção, o valor enviado aos municípios é de R$ 20 mil.

“Essa inauguração é especial porque, inicialmente, nas conversas entre o estado e o município, Buenos Aires afirmou que não conseguiria abrir um equipamento como esse. No entanto, continuamos dialogando, e a prefeitura local nos procurou para se juntar a essa luta contra a fome”, contou Felipe Medeiros, secretário executivo de Combate à Fome.
Com a entrega dessa unidade, desde o início de 2024, foram servidas mais de 4.750.500 refeições, e o total acumulado entre 2023 e setembro de 2024 chega a 7.915.500 refeições.
Texto: Mariane Monteiro
Fotos: Thais Estevam