
O local é dedicado ao acolhimento de mulheres que enfrentam o uso abusivo de álcool e outras drogas
Na última quinta-feira (12), a Casa de Acolhimento Intensivo Mulher, administrada pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), por meio da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD), realizou uma oficina de Cinoterapia – técnica terapêutica que usa o contato com cachorros para promover o bem-estar.
A atividade trouxe um momento especial de relaxamento para cerca de 15 mulheres que recebem acolhimento no espaço, que é dedicado a aquelas que enfrentam o uso abusivo de álcool e outras drogas.

O principal objetivo da oficina foi proporcionar às participantes uma experiência de relaxamento, buscando a melhoria da qualidade de vida e da saúde geral. A Casa de Acolhimento Intensivo Mulher investe continuamente em práticas terapêuticas para apoiar a recuperação e o bem-estar das mulheres.
“No programa ATITUDE, nosso trabalho diário nos equipamentos envolve a realização de oficinas que visam cuidar da saúde e melhorar a qualidade de vida das nossas usuárias. Através dessas atividades, buscamos resgatar emoções e valores que muitas vezes foram abalados devido à vulnerabilidade causada pelo uso abusivo de drogas. Nosso objetivo é promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal, ajudando cada uma a reconquistar a confiança e a esperança para uma vida mais equilibrada e saudável”, explica Elaine Melo, responsável pela coordenação da atividade.

Além dos benefícios emocionais e mentais, a Cinoterapia contribui para a redução da pressão arterial e da frequência cardíaca, promovendo um estado de relaxamento que pode aumentar a criatividade e melhorar a saúde geral. A prática também pode elevar a imunidade, o que pode levar à redução da necessidade de medicamentos.

PROGRAMA ATITUDE – Proporcionando atendimento aos usuários em uso abusivo de álcool e outras drogas, tem atenção estendida também aos familiares. Está no escopo do programa, ainda, cuidados de higiene, alimentação, descanso e atendimento psicossocial. Atua com equipes profissionais multidisciplinares, em três modalidades: Atitude Nos Territórios, Centro de Acolhimento e Apoio e Centro de Acolhimento Intensivo.
Texto: Mariane Monteiro
Fotos: Vinícius Lins