
Equipes das executivas de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas participaram da formação
Nesta segunda-feira (16), foi realizada a oficina “Proteção e Cuidado Integral a Indivíduos e Famílias em Situação de Violação de Direitos, Risco e Vulnerabilidade Social”, dando continuidade ao I Ciclo de Formação Continuada da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS). O evento aconteceu no auditório da Escola de Governo da Administração Pública (EGAPE), no bairro da Boa Vista, e contou com a participação de profissionais das executivas da secretaria.
O Ciclo de Formação Continuada visa aprimorar conhecimentos e práticas na área de assistência social, abordando uma variedade de temas relevantes para a atuação da secretaria. Entre os tópicos discutidos nesta formação, tiveram destaque a Política Nacional do Cuidado e Assistência Social, cujo objetivo é garantir o direito ao cuidado para todas as pessoas necessitadas e enfrentar as desigualdades sociais. Também foram abordados os públicos prioritários, incluindo crianças e adolescentes com ênfase na primeira infância, pessoas com deficiência, idosos e trabalhadores do cuidado, tanto remunerados quanto não remunerados.

Leônidas Leal, coordenador do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, conduziu a oficina e enfatizou a importância da discussão temática para os profissionais. “Assim como trabalhamos com as equipes municipais da rede de proteção, integrando essas equipes e discutindo as principais situações nos territórios, estamos também capacitando os profissionais da secretaria e suas executivas. Isso ajuda a compreender os processos nos municípios e como o estado está inserido para alcançar um atendimento mais qualificado para todos na rede de proteção”, destacou.

Larissa Torres, do Núcleo de Gestão e Equipamentos e Segurança Alimentar e Nutricional da Executiva de Combate à Fome (SECOF), ressaltou: “Fortalecendo a integralidade dos serviços e a formação continuada dos profissionais, podemos aprender e levar esse conhecimento para os municípios de forma mais direcionada, permitindo que seja aplicado no dia a dia.”
Após a palestra, foi realizada uma dinâmica em grupo para capacitar as articulações das políticas existentes na Assistência Social.

FORTALECIMENTO – A agenda do I Ciclo de Formação Continuada da SAS seguirá até novembro, com o intuito de aperfeiçoar os conhecimentos e fortalecer as competências dos profissionais da pasta sobre a assistência social, o combate à fome e as políticas sobre drogas.
Texto: Mariane Monteiro
Fotos: Thais Estevam