
Profissionais da secretaria se reuniram para mais uma etapa do ciclo de formação, que segue até novembro
Ontem (30), aconteceu mais uma etapa do I Ciclo de Formação Continuada da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), reunindo equipes na Oficina sobre “Segurança alimentar no SUAS e a interface com as proteções sociais”. O encontro foi ministrado pelas profissionais da Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF), Janair Araújo e Larissa Torres, além de Cilene Aragão, da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS).
As profissionais abordaram a importância da segurança alimentar e nutricional e sua intersecção com as políticas de proteção social. “A segurança alimentar é um direito de todos, e é fundamental que nossos profissionais compreendam sua relevância dentro do SUAS. Essa oficina busca não só capacitar, mas também sensibilizar sobre a importância desse tema”, reforçou Janair Araújo, técnica de Segurança Alimentar e Nutricional da SECOF.

Durante a oficina, Larissa Torres, também técnica de Segurança Alimentar e Nutricional, enfatizou o papel da equipe na promoção da segurança alimentar: “Cada um de nós tem um papel essencial na implementação das políticas que garantem o acesso à alimentação. Estar atualizado com o assunto é fundamental para a garantia dessas políticas”.
Cilene Aragão, coordenadora da Proteção Social Básica, acrescenta: “Essa oficina fortalece o trabalho coletivo e a intersetorialidade, capacitando nossos profissionais para levar um trabalho de qualidade e excelência aos municípios”.

Para quem estava do outro lado, participando da oficina, também entendeu a importância da temática no dia a dia dos profissionais da SAS, como detalhou Jacira Machado Lira, supervisora de Nutrição da Gerência de Proteção de Alta Complexidade (GEPACA). “A aula tem uma importância muito grande para a participação de todos nós. É um despertar para esses conhecimentos sobre a insegurança alimentar e nutricional”, complementa.
O I Ciclo de Formação Continuada da SAS seguirá até novembro, abordando diversas temáticas ligadas à atuação da SAS. As oficinas visam capacitar os profissionais, garantindo que estejam preparados para enfrentar os desafios atuais e promover um suporte efetivo à população.
Texto: Mariane Monteiro
Fotos: Raissa Maria