Loading...
    >
  • Pernambuco alcança marca histórica com 200 Cozinhas Comunitárias em funcionamento

Combate à Fome

Pernambuco alcança marca histórica com 200 Cozinhas Comunitárias em funcionamento

3 min. de leitura
Foto: Vinicius Lins | SAS

O Governo de Pernambuco celebra um avanço histórico na política de segurança alimentar do estado. Nesta quarta-feira (14), foi inaugurada, em Ouricuri, no Sertão do Araripe, a 200ª unidade do Programa Bom Prato, que garante alimentação gratuita e de qualidade para a população em situação de vulnerabilidade social.

A nova cozinha comunitária leva o nome de Denize Maria Lins de Alencar, figura marcante na cidade, conhecida pelo coração generoso e pela dedicação incansável ao cuidado com o próximo. Por anos, Dona Denize trabalhou na cozinha do Hospital Regional Fernando Bezerra, onde, além de servir refeições, oferecia palavras de acolhimento e consolo a pacientes e familiares. Com um sorriso no rosto e um tempero carregado de afeto, ela se tornou símbolo de solidariedade em Ouricuri. Sua história inspirou a comunidade e, agora, dá nome a um espaço que nasce para cuidar da população em situação de maior vulnerabilidade, com o mesmo espírito acolhedor.

“Essa marca histórica demonstra a seriedade e o compromisso da gestão Raquel Lyra com as pessoas que mais precisam do apoio do poder público. Hoje, os próprios municípios procuram o Estado para ampliar o número de equipamentos. A fome não espera e o nosso trabalho também não pode esperar”, destaca Carlos Braga, secretário estadual de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas.

O resultado expressivo do programa é fruto da priorização do combate à fome na gestão estadual. Até 2022, Pernambuco contava com apenas 55 cozinhas comunitárias ativas. Em menos de dois anos, com repasses rigorosamente em dia e suporte técnico contínuo da SAS, os municípios aderiram de forma decisiva à iniciativa.

As cozinhas comunitárias, sob gestão municipal, recebem um aporte inicial de R$ 50 mil para implantação e, após a inauguração, repasse mensal de R$ 20 mil. Cada unidade deve oferecer no mínimo 200 refeições diárias a pessoas previamente encaminhadas pelos equipamentos de assistência social, como CRAS e CREAS.

Com uma equipe de sete profissionais, a unidade Denize Maria funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h, oferecendo almoços preparados com o mesmo cuidado e acolhimento que Dona Denize dedicou à cidade. “As cozinhas comunitárias são essenciais no cuidado à população em situação de insegurança alimentar, garantindo comida de qualidade e dignidade no dia a dia”, afirma Felipe Medeiros, secretário executivo de Combate à Fome.

O Programa Bom Prato se consolida como ação estratégica para garantir alimentação adequada à população em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social. Desde 2023, mais de 13,5 milhões de refeições já foram servidas aos pernambucanos e pernambucanas em maior necessidade.

Texto: Rafaela Albuquerque


MAIS NOTÍCIAS

Sem categoria

Oficinas temáticas do Juntos pela Segurança debatem Prevenção Social

A Secretaria Executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência (SEAPREV), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social,...

1 min. de leitura
Assistência Social

I Ciclo de Formação Continuada da SAS aborda a qualificação de dados e a gestão de informação na Proteção Social

Nova etapa da atividade faz parte do calendário formativo que vai até o mês de novembro O I Ciclo de Formação Continuada da Secretaria de...

2 min. de leitura
Sem categoria

Dia do Servidor ganha programação especial na SDSCJPVD

Dia de reflexão, trocas, apresentação cultural e serviços de bem-estar na Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e...

3 min. de leitura
Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas Avenida Cruz Cabugá, 665 - Santo Amaro, Recife-PE - CEP: 50040-000 PABX: (81) 3183-3000
DESENVOLVIDO POR:
logo secretaria_administracao logo secretaria_assistencia
logo agencia_estadual