
A terceira unidade do município homenageia Maria de Lourdes Sá Alves de Souza
Através da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), o Governo de Pernambuco, em parceria com o município de Canhotinho, inaugurou, nesta quinta-feira (28), a Cozinha Comunitária Maria de Lourdes Sá Alves de Souza, carinhosamente conhecida como Maria de Bateria. A unidade se junta ao Programa Bom Prato, sendo a terceira no município.
A homenagem é um reconhecimento à vida de Maria de Lourdes, natural de Floresta, que construiu sua história em Canhotinho ao longo de 47 anos. Comerciante, dona de casa e amante da culinária, era famosa pelo amor em cada prato e pelo cuidado com a família e a população local.
A cozinha funcionará no horário do almoço e terá uma equipe formada por cinco profissionais: duas cozinheiras, um ajudante de cozinha, uma nutricionista e um coordenador.
A Superintendente de Combate à Fome, Maríllia Torres destacou o impacto da política pública nos territórios: “As Cozinhas Comunitárias são espaços de cuidado e dignidade. Homenagear Maria de Bateria é reconhecer uma história que representa o espírito de servir com afeto. Canhotinho entrega hoje muito mais que um equipamento, entrega memória, respeito e compromisso com quem mais precisa.”
Com essa nova unidade, Pernambuco agora conta com 216 Cozinhas Comunitárias em operação, sendo 161 entregues pela atual gestão do estado. Desde 2023, mais de 16,7 milhões de refeições foram distribuídas gratuitamente em todo o estado.
Cada unidade recebe um investimento inicial de R$ 50 mil para adequação do espaço e aquisição de equipamentos, além de um repasse mensal de R$ 20 mil para custeio das operações. Como contrapartida, os municípios garantem a oferta de, no mínimo, 200 refeições diárias, gratuitas, balanceadas e de forma contínua.
Texto: Fernando Junior | SAS