Loading...
    >
  • Pernambuco amplia rede de segurança alimentar com duas novas Cozinhas Comunitárias

Combate à Fome

Pernambuco amplia rede de segurança alimentar com duas novas Cozinhas Comunitárias

3 min. de leitura
Foto: Vinicius Lins | SAS

Unidades em Condado e Macaparana fortalecem o Programa Bom Prato e garantem refeições gratuitas à população em situação de vulnerabilidade social.

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), inaugurou, nesta terça-feira (8), duas novas Cozinhas Comunitárias nos municípios de Condado e Macaparana. A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a segurança alimentar e a garantia de direitos nos territórios.

Em Condado, na Zona da Mata Norte, foi entregue pela manhã a Cozinha Comunitária Eunice Marinho Andrade de Melo, a segunda unidade em funcionamento na cidade. Localizada na Avenida 7 de Setembro, a cozinha oferece almoços gratuitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, e conta com uma equipe composta por nutricionista, cozinheiro(a), dois auxiliares de cozinha e auxiliar de serviços.

À tarde, foi a vez de Macaparana receber a Cozinha Comunitária Josefa Sergio da Silva, situada no distrito de Pirauá. Também segunda unidade implantada no município, a cozinha funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, com foco na oferta de jantares gratuitos. A equipe é formada por duas cozinheiras, um auxiliar de cozinha, uma nutricionista e uma coordenadora.

As refeições ofertadas pelas Cozinhas Comunitárias são totalmente gratuitas para a população local em situação de vulnerabilidade social, previamente identificada e encaminhada pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) de cada município. A política assegura não apenas alimentação de qualidade, mas também acolhimento e dignidade às famílias atendidas.

“Cada cozinha inaugurada é mais do que um espaço de alimentação, é uma política pública que nasce da escuta, da memória e do compromisso com quem mais precisa. Seguimos ampliando a rede de proteção alimentar com presença e responsabilidade”, afirmou o secretário executivo de Combate à Fome, Felipe Medeiros.

Com as duas novas unidades, Pernambuco alcança a marca de 28 Cozinhas Comunitárias abertas apenas em 2025, somando 153 equipamentos implantados desde o início da atual gestão e 208 unidades em funcionamento em todo o estado. Desde 2023, o Programa Bom Prato já serviu mais de 15 milhões de refeições, consolidando-se como uma das principais estratégias estaduais de enfrentamento à fome.

Cada unidade recebe investimento inicial de R$ 50 mil para estruturação e aquisição de equipamentos, além de um repasse mensal de R$ 20 mil via cofinanciamento estadual, garantindo o funcionamento pleno e a sustentabilidade dessa política pública essencial.

Texto: Fernando Junior | SAS


MAIS NOTÍCIAS

Combate à Fome

Oficina sobre segurança alimentar nas proteções sociais fortalece capacitação da SAS

Profissionais da secretaria se reuniram para mais uma etapa do ciclo de formação, que segue até novembro Ontem (30), aconteceu mais uma etapa...

3 min. de leitura
Combate à Fome

Importância da agricultura familiar é pauta na 8ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Órgão de caráter consultivo e deliberativo é composto por representantes da gestão estadual e membros da sociedade civil A 8ª reunião...

2 min. de leitura
Foto: Vinicius Lins | SAS
Assistência Social

SAS promove cidadania e proteção social nas noites do Festival Pernambuco Meu País

Com uma forte presença da política de assistência social, o Festival Pernambuco Meu País iniciou sua jornada pelo Sertão com ações da...

2 min. de leitura
Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas Avenida Cruz Cabugá, 665 - Santo Amaro, Recife-PE - CEP: 50040-000 PABX: (81) 3183-3000
DESENVOLVIDO POR:
logo secretaria_administracao logo secretaria_assistencia
logo agencia_estadual