
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), inaugurou oficialmente, ontem (6), a nova sede do Centro de Acolhimento Intensivo Mulher, no Recife. O equipamento integra o Programa Atitude, gerido pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD), em parceria com o Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC), cuja estratégia de cuidado é voltada à população em situação de vulnerabilidade e riscos sociais e/ou pessoais associados ao uso problemático de álcool, crack e outras drogas.
Na ocasião, a governadora Raquel Lyra ressaltou o compromisso das equipes no cuidado com as pessoas, especialmente mulheres e crianças. “Tenho certeza de que todos os esforços valem a pena. Estamos aqui para ser um instrumento potencial de mudança em Pernambuco”, afirmou.
“É uma alegria inaugurar mais um equipamento que cuidará de pessoas às quais, por meio do nosso trabalho, poderemos transformar para melhor suas vidas”, acrescentou o secretário da SAS, Carlos Braga.

A nova casa, com capacidade para acolher até 30 mulheres com 18 anos ou mais, sejam elas cisgênero, transgênero ou não binárias, atualmente conta com 19 pernambucanas e seis crianças de zero a três anos sob a responsabilidade das acolhidas.
O serviço funciona 24 horas por dia, de domingo a domingo, oferecendo atendimento individual com equipe técnica, grupos operativos e oficinas temáticas sobre autoconhecimento, autoestima, desenvolvimento pessoal e profissional, além de atividades artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com foco na garantia de acesso a direitos.
Também dispõe de cuidadoras infantis que realizam atividades de estimulação do desenvolvimento infantil e recreativas para as crianças acolhidas com suas mães ou responsáveis. O tempo de permanência médio é de seis meses, podendo ser estendido, conforme o Plano Individual de Acompanhamento elaborado com cada mulher acolhida.
Além disso, o Centro de Acolhimento Intensivo Mulher serve como base para duas equipes do Atitude nos Territórios do Núcleo Recife, outra frente do Programa Atitude, que realiza abordagens de rua em áreas de maior vulnerabilidade e em locais de uso de substâncias psicoativas, promovendo a inserção de pessoas em moradias oferecidas pelo programa.

ESTRUTURA DA NOVA SEDE
O novo imóvel do Intensivo Mulher substitui a sede anterior com o objetivo de oferecer condições necessárias para segurança, conforto, convivência e fortalecimento de vínculos comunitários.
Nos últimos meses, o local passou por adequações para atender às necessidades do serviço, como a aquisição de equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos e mobiliários. A mudança de endereço foi definida após cuidadoso diagnóstico realizado pelas equipes estaduais.
“A casa tem toda a infraestrutura adequada, contando com horta, piscina, espaço recreativo e outras estruturas que garantem dignidade e transformação de vida”, detalhou Yury Ribeiro, secretário executivo de Políticas sobre Drogas.
A equipe é composta por 32 profissionais, incluindo dois psicólogos, dois assistentes sociais, oito educadores sociais, uma técnica de qualidade de vida, três motoristas, quatro vigias, duas cozinheiras, dois auxiliares de cozinha, três auxiliares de serviços gerais, duas cuidadoras infantis, além de uma assessora administrativa, uma supervisora técnica e uma coordenadora.
Em 2024, o Intensivo Mulher já acolheu cerca de 140 mulheres e 20 crianças, com 1.483 atendimentos conduzidos por profissionais de psicologia, assistência social e qualidade de vida, além de 187 atendimentos à família.
O investimento anual no equipamento é de R$ 2.500.000,00, incluindo locação e manutenção do imóvel, aquisição de equipamentos e mobiliário, alimentação, salários dos profissionais, veículo, combustível, material de consumo e outras necessidades.
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Vinicius Lins