
Com a abertura, Pernambuco passa a oferecer 679.800 refeições por mês através dos equipamentos
O sertão do Moxotó ganhou, nesta sexta-feira (6), o mais novo equipamento pernambucano para combate à fome e à vulnerabilidade alimentar e nutricional. Foi inaugurada, no município de Custódia, a Cozinha Comunitária Sopão Zé do Povo, a 63ª unidade aberta este ano e 103ª entregue pela atual gestão estadual.
O espaço servirá, pelo menos, 200 refeições, de segunda a sexta-feira, para famílias cadastradas através dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Com esta entrega, Pernambuco passa a oferecer 679.800 refeições por mês. Ao todo, mais de 4.204.200 refeições foram ofertadas desde o início de 2024. E entre 2023 e setembro deste ano, 7.369.200 foram servidas.

Como grande parte das unidades, a Cozinha Comunitária Sopão Zé do Povo presta homenagem a um conterrâneo querido pela população do território em que está instalada: José Esdras de Freitas Gois, o Zé do Povo, exerceu cargos públicos na cidade, período no qual foi criado o Programa Sopão. A iniciativa distribuía alimentação a pessoas em situação de vulnerabilidade.
“A cozinha de Custódia, então, dá continuidade a uma preocupação já existente no município, passando, agora, a ofertar almoços completos e saudáveis”, salientou Maríllia Torres, superintendente de Combate à Fome da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS). “Fortalecer e fomentar ações amplia o alcance da rede voltada à segurança alimentar”.
COFINANCIAMENTO – As cozinhas comunitárias são equipamentos do Programa Bom Prato, um dos módulos do Pernambuco Sem Fome. São cofinanciadas pelo Governo, por meio da SAS, que custeia instalação e a manutenção. Administração e gerenciamento dos espaços e das equipes ficam a cargo dos municípios beneficiados.
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Cleber Santos Silva/Prefeitura de Custódia