
Semana tem seu ápice no dia 26 junho, Dia Internacional de Combate às Drogas, com ações inovadoras e reforço da rede de acolhimento.
Entre os dias 21 e 27 de junho, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), realiza a “I Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas”, com uma programação que envolve ações de impacto nos territórios, atividades culturais, lançamento de documentário e o fortalecimento de marcos estruturantes das políticas sobre drogas.
As atividades terão início no sábado (21), durante o São João de Caruaru, no Alto do Moura, com abordagens educativas e distribuição de materiais informativos promovidas pelas equipes do Programa Atitude. As ações de prevenção também acontecerão em outros polos juninos, como a Estação Ferroviária de Caruaru, o Pátio de Eventos de Arcoverde e o São João de Gravatá, se estendendo até o dia 24. A ideia é estar presente nos espaços de grande circulação, levando acolhimento, orientações e reflexões para que todos possam aproveitar o São João de forma consciente, com responsabilidade e sem excessos.
Na quarta-feira (25), a programação contará com o lançamento do documentário “Atitude para Mudar”, produção audiovisual da Superintendência de Comunicação da SAS, que retrata histórias de acolhidos pelo Programa Atitude e os impactos do cuidado em rede. Após a exibição, será realizada uma roda de diálogo sobre o fortalecimento dos eixos das políticas sobre drogas, reunindo técnicos, pesquisadores e gestores.
A quinta-feira (26), Dia Internacional de Combate às Drogas, será marcada por dois importantes marcos:
A assinatura dos contratos com as Organizações da Sociedade Civil que farão parte do Programa Nova História — iniciativa voltada ao fortalecimento da rede de acolhimento e proteção integral para pessoas que fazem uso problemático de substâncias psicoativas.
E a inauguração do novo Centro de Acolhimento Intensivo do Programa Atitude, no Cabo de Santo Agostinho — espaço totalmente estruturado, que passa a oferecer acolhimento integral e intensivo em condições de dignidade, segurança e com infraestrutura para até 30 pessoas.
Segundo o secretário executivo de Políticas sobre Drogas, Yury Ribeiro, a semana representa a consolidação de um novo momento na política estadual: “Estamos construindo uma política sobre drogas com raízes nos territórios, ouvindo quem mais precisa e fortalecendo respostas que acolhem e transformam vidas. Essa programação é simbólica porque marca o reforço do compromisso que temos com mais prevenção, mais cuidado e mais investimento em uma rede de proteção ativa e presente.”
A semana será encerrada na sexta-feira (27), com o Festival Arte de Rua, no Viaduto de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes — evento que reúne expressões urbanas, cultura jovem e mobilização social por meio da arte.
Texto: Fernando Junior | SAS