
Durante os dias 27 e 28, a capital do Mato Grosso, Cuiabá, foi palco do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (FONSEAS), que, neste ano, teve uma programação especial em comemoração aos seus 30 anos de existência. O evento, com uma proposta descentralizada, contou com a participação de 20 secretários e secretárias de Estado, além de profissionais das equipes técnicas de Assistência Social de todo o país.
O evento foi uma oportunidade para o lançamento da edição anual da revista do FONSEAS, que, além de trazer discussões e reflexões sobre políticas públicas de Assistência Social, destaca experiências exitosas e práticas inovadoras de diversos estados. Pernambuco teve uma participação especial, com a publicação de um artigo que coloca o estado em evidência no cenário nacional.
O secretário da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), Carlos Braga, participou do evento e, em sua fala, apresentou as ações do estado no fortalecimento da assistência social, combate à fome e políticas sobre drogas, destacando a importância de políticas públicas integradas para o apoio aos municípios. “Em Pernambuco, buscamos integrar as políticas de assistência social para garantir que as ações do Governo do Estado atendam de forma mais eficaz e coordenada as demandas de nossa população em situação de vulnerabilidade”, destacou.

Dentro desse contexto, Carlos Braga também destacou a “Caravana SUAS”, uma ação pioneira executada pela Secretaria Executiva de Assistência Social. Essa estratégia tem sido essencial para atender as demandas dos municípios, com foco na assessoria técnica e no apoio às equipes que atuam diretamente com as pautas da Assistência Social.
Em 2024, a “Caravana SUAS” foi ainda mais ampliada, integrando ações de combate à fome e políticas sobre drogas, áreas também de responsabilidade da SAS. A integração dessas pautas é considerada uma estratégia inovadora, que visa atender de forma mais eficaz as necessidades da população em situação de vulnerabilidade social.

Além de Carlos Braga, o evento contou com a participação de outros representantes da SAS, como a superintendente de Proteção Social, Viviane Wanderley, a coordenadora de Apoio Técnico, Tatiane Santos e o superintendente de Gabinete, Marcos Nascimento.
A troca de experiências entre os estados e o fortalecimento das ações de assistência social em nível nacional foi o grande objetivo do FONSEAS, que, além de promover discussões sobre os desafios enfrentados pelos estados, serviu como uma vitrine para boas práticas que têm contribuído para o avanço das políticas públicas no Brasil.
Texto: Mariane Monteiro
Fotos: Josi Dias | Setasc-MT