
Representantes de 25 estados discutiram temas ligados à reconstrução do SUAS e ao fortalecimento e pluralidade do Controle Social
Pernambuco recebeu, entre os dias 5 e 7 de agosto, as atividades da 64ª Reunião do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (FONACEAS). Realizado no Recife, com a presença de participantes de 25 estados, das cinco regiões do País, o evento discutiu, sobretudo, temas ligados à reconstrução e ao fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O painel inaugural foi conduzido por Edgilson Tavares de Araújo, presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), sob mediação de Rodrigo Alves da Silva, presidente do FONACEAS. Em foco, o controle social e a interface com os fóruns e espaços de articulação no SUAS.

O momento contou, ainda, com apresentação do Balé Cultural de Pernambuco, representando e homenageando as múltiplas manifestações típicas do Estado, como os maracatus, o caboclinho, o baião e o frevo.
“É muito importante olharmos para uma sala como essa e enxergarmos representações de todo o Brasil, discutindo uma política tão fundamental como o SUAS. Gratidão e alegria são as palavras que definem o momento”, enfatizou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas de Pernambuco, Carlos Braga.
O segundo dia reservou o turno da manhã para painéis expositivos a respeito de tópicos relacionados aos papéis cotidianos dos conselhos, com espaço para sugestões e tira-dúvidas do público presente.
No primeiro deles, ministrado por Joelson Rodrigues, presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais de Pernambuco, foi abordado o papel dos CEAS no acompanhamento e monitoramento aos conselhos municipais. O painel seguinte foi conduzido por Marcos Barbosa do Nascimento, superintendente de gabinete da SAS, com considerações sobre as deliberações das conferências e sua efetividade na execução da Política de Assistência Social.

“Que bom Pernambuco ter a oportunidade de receber o FONACEAS, para que possamos entender e reverberar, cada vez melhor, a importância que a assistência social tem, especialmente para o fortalecimento do Controle Social”, salientou Andreza Pacheco, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social e secretária executiva de Assistência Social da SAS.
A conclusão do evento foi dedicada às apresentações da sistematização das propostas regionais, resultantes das reuniões realizadas na terça-feira (6), e de experiências. Também às avaliações, leituras finais e ao encerramento, formalizado pela mesa diretora do FONACEAS. As etapas foram mediadas por Rodrigo Alves, presidente do Fórum: “Se avançar significa repensar a dimensão que o Fórum tomou, faremos. O que não podemos é retroagir. O FONACEAS é algo que construímos de maneira plural, coletivamente”, disse.
FONACEAS – Fundado em 2007, o FONACEAS é um espaço permanente de representação, interlocução, articulação, discussão, proposição, troca de saberes e de apoio às atividades inerentes ao controle social e à participação popular. Seu intuito central é mobilizar e propiciar a integração entre os Conselhos Estaduais e o Conselho de Assistência Social do Distrito Federal.
Texto: Nathalia Pereira
Fotos: Charlles Arthur (1 e 2) e Vinícius Lins (3)