
Encontro promove escuta e assessoramento técnico entre Estado, municípios e Governo Federal
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), realizou nesta terça-feira (12), em Petrolina, a segunda etapa estadual do FNAS pelo Brasil. Iniciativa nacional promove o assessoramento técnico e qualificação sobre a gestão financeira dos Fundos de Assistência Social.
Em parceria com o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e o Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS), o encontro reuniu 159 gestores e técnicos municipais de 60 municípios no Sertão para debater temas como execução de recursos federais, prestação de contas e planejamento orçamentário.
A programação foi conduzida por especialistas da Coordenação-Geral de Orçamento e Financiamento (CGOF) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que lideraram formações e prestaram atendimento técnico individualizado aos municípios, tirando dúvidas e orientando sobre instrumentos como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Quadro de Detalhamento da Despesa (QDD).
Para o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga, a realização da etapa em Petrolina reforça o compromisso da SAS com a interiorização da formação, a escuta qualificada e o fortalecimento da política pública nos territórios. “O fortalecimento da gestão orçamentária é essencial para garantir que os serviços da assistência social cheguem com qualidade à população. Essa parceria com o FNAS é estratégica para apoiar os municípios na execução dos recursos e na qualificação dos seus instrumentos de planejamento”, afirmou Braga.
A primeira etapa estadual foi realizada em Jaboatão dos Guararapes, no dia 11 de agosto, e contou com a participação de 266 inscritos de 102 municípios. Com os dois eventos, Pernambuco mobilizou um total de 425 participantes, representando 154 municípios de todas as regiões do estado.
Texto: Fernando Junior | SAS