
A 227ª reunião ordinária descentralizada da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PE) foi realizada nesta quinta-feira (21), em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, com presença da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS) na mesa. O evento discute e pactua, mensalmente, ações para as políticas da Assistência Social em Pernambuco, posteriormente referendadas pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/PE).
A apresentação das ações desenvolvidas pelo Comitê Interinstitucional Pernambucano de Monitoramento da Política Antimanicomial e sua interface com a Política de Assistência Social, além da pactuação do cofinanciamento do Serviço Especializado de Abordagem Social para Paulista e de expansão para Recife e Caruaru, foram destaque.
Houve, ainda, a pactuação de cozinhas comunitárias para os municípios de Flores, Cortês, Correntes, Jucati e Barreiros – este último para o seu terceiro equipamento. Atualmente, o Estado conta com 165 cozinhas comunitárias em funcionamento, sendo 110 delas inauguradas pela atual gestão. Em 2024, foram 71 inaugurações.

“Agradecemos a acolhida do município de Vitória de Santo Antão, sempre muito parceiro e comprometido em todas as ações, como as pactuações para a instalação de mais unidades de cozinhas, tão fundamentais para o combate à fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional em nossos territórios”, reforçou Andreza Pacheco, presidente da Comissão e secretária executiva de Assistência Social da SAS.

PERNAMBUCO AVANÇANDO – O secretário municipal de Assistência Social de Vitória, Aderval Barros, destacou as reuniões da CIB como ambiente de debate e parcerias respeitosas: “Temos avançado demais em relação às políticas públicas de Assistência Social por causa do trabalho das equipes estaduais e de nosso município. O sentimento é de imensa gratidão.”
Texto: Nathália Pereira
Fotos: Vinicius Lins